A região da Provence é ótima para ser explorada, pois tem uma grande variação de cidades e cada uma conta com uma característica especial. Por lá, é possível visitar campos de lavanda, descobrir os sabores marcantes do vinho rosé e ainda aproveitar um charmoso litoral, como é o caso de Cassis

Cassis (leia-se “cassi”, sem o S final) é uma das cidadezinhas que fazem parte da região da Provence, localizada no sul na França. É litorânea e tem um vilarejo bem charmoso, com ruelas estreitas e diversas lojinhas que agradam os inúmeros turistas que por lá desembarcam ao longo do ano. É destino certo para quem deseja um lugar calmo e, por isso, é ideal para um verdadeiro bate e volta saindo de Marselha – capital da Provence – localizada a 40 minutos de Cassis.

Reduto de beleza natural, Cassis também é sinônimo de calmaria e tranquilidade – ao contrário da badalada Saint Tropez – e é um lugar em que diversas famílias desembarcam para aproveitar alguns momentos de paz e, de quebra, curtir a brisa do oceano. Ao chegar na cidade, você já é logo presenteado com uma belíssima paisagem, já que Cassis é portuária e diversos barquinhos por lá ancoram. Sendo assim, torna-se um ótimo cenário para fotos.

Cassis: bate e volta saindo de Marselha, na França
Cassis faz parte da região da Provence e é cidade litorânea (Foto: Carol Fiacadori)

A cidade é um pequeno vilarejo de pescadores e o mercado da pesca é bem comum e por isso, os restaurantes locais oferecem peixes extremamente frescos. Restaurantes esses, que estão localizados à beira mar, com uma vista deliciosa para o porto e seus barcos. É um lugar onde os ingredientes provençais colhidos frescos harmonizam e casam muito bem com uma taça de vinho rosé. Na hora de decidir onde comer a escolha pode ser difícil e, então, deixe-se levar pelo cardápio que mais lhe agrada, afinal, em termos de ambiente, todos são bem parecidos. Uma casa é colada à outra e as mesas na rua podem até se confundir. Raro é encontrar uma mesa em que os frutos do mar e mariscos não reinem, afinal, o frescor dos insumos os tornam ainda mais saborosos. Ainda falando em gastronomia, se você chegar cedo poderá cruzar com alguma das feirinhas de pequenos produtores locais*, ou seja, é possível comprar frutas e legumes frescos, vindos diretamente das mãos de seus cultivadores e levá-los para casa.

*As feiras de produtores locais são típicas da região da Provence

Cassis: bate e volta saindo de Marselha, na França
As Calanques de Cassis são as verdadeiras atrações da cidade (Foto: Carol Fiacadori)

Contudo, as belezas de Cassis vão muito além da gastronomia. Na verdade, muitos turistas procuram por este destino devido aos seus encantos naturais. A cidade é conhecida pelas suas Calanques – que são formações rochosas altas e bem próximas ao oceano, que se transformam em belíssimas paisagens. Para apreciar bem de pertinho, é possível realizar trilhas ou visitá-las de barco. As trilhas variam e há algumas que te levam em determinadas praias e, ao avistar o mar lá de cima, você consegue enxergar os diferentes tons de azul que banham a região da Provence-Côte D’Azur. Porém, para quem não é tão aventureiro e prefere visitá-los de outra forma, os barcos saem do portinho diariamente e os passeios são divididos em três categorias: três, cinco e oito calanques. O de três é feito em 45 minutos, o de cinco em 1h05 o de oito em 1h30. Os valores variam entre adultos e crianças e vale lembrar que, se o vento estiver bem forte (o que não é raro por lá) os barcos não saem, pois o mar realmente fica bem agitado. O passeio de barco vale a pena para as pessoas que desejam apreciar as calanques, mas não têm vontade de se jogar no mar. Caso o seu desejo seja esse, o mais aconselhável é fazer as trilhas e aproveitar as praias, pois os barcos não têm paradas para mergulhos.

Veja também:

Carol Bassi conta seus lugares prediletos em Paris
Os 5 melhores hotéis de Paris

E, se o seu intuito for se hospedar em Cassis, também valerá a pena. Afinal, há praias esperando por banhistas e um vilarejo movimentado, repleto de bares, restaurantes e boulangeries. Sendo assim, Cassis é destino certo para quem deseja se desligar em um lugar calmo, gostoso e repleto de belezas naturais.

*A jornalista viajou a convite da Atout France, Air France e KLM Royal Dutch, e realizou os passeios em Cassis com o apoio da agência de turismo Na Provence 

Posts relacionados