A dúvida de todos os pais: o que fazer com a criançada durante as férias em São Paulo? Sabemos que atrair a atenção dos pequenos e mantê-los ocupados não é tarefa fácil. Pensando nisso, o V&G reuniu alguns lugares para aproveitar durante esse restinho de férias de verão. Confira

Aquário de São Paulo

Com 11 anos de história, o Aquário de São Paulo é um dos programas mais interessantes para a garotada. Sua área total é de 15 mil metros quadros e tem uma disposição de água com 4 milhões de litros. Lá, é possível conhecer de pertinho várias espécies marinhas, tanto nacional quanto estrangeiras, como tubarão-lixa, raia-prego, peixe-palhaço e diversas outras. É também o lugar ideal para para visitar outras culturas e seus bichinhos, como o coala da Austrália ou o píton da Indonésia. Atrações aquáticas não faltam e as crianças até interagem com uma sereia dentro de um dos tanques. Aos finais de semana também é possível aproveitar o restaurante.

Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga / Tel: (11) 2273-5500

O Aquário de São Paulo traz diversas espécies marinhas (Foto: reprodução site)

Parque da Mônica

O Parque da Mônica é tão clássico em São Paulo quanto os contos da Turma da Mônica são para a turma do gibi. O parque conta com mais de 20 atrações educativas e interativas, para toda a família se divertir. Todas essas atividades são divididas por altura, ou seja, para entrar em algum brinquedo a criança deve ter determinado tamanho. Além disso, tem shows e espetáculos com os personagens durante o dia. É realmente um parque de diversões, mas, contrário de muitos por aí, é todo coberto. Os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteria com um dia de antecedência.

Dica V&G: para crianças menores de dois anos o parque não oferece tantas atividades

Shopping SP Market: Avenida das Nações Unidas, 22.520 – Jurubatuba / Tel: (11) 5693-2200

A oficina de Slime faz parte da programação de férias do Iguatemi São Paulo (Foto: Shutterstock)

Iguatemi São Paulo

Durante todo o mês de janeiro, o shopping Iguatemi combina uma programação divertida para as crianças. Com o aprendizado em vista, serão cinco oficinas: slimes, super-heróis, de chocolate, de pintar e de carimbo de pelúcia. Todas foram desenvolvidas para serem lúdicas, ou seja, incentivam e estimulam a criatividade de cada pequeno para colocarem a mão na massa. A participação é gratuita em qualquer uma das oficinas, mas estão sujeitas à lotação. Confira a programação completa no site: https://iguatemi.com.br/saopaulo

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano

Museu da Imaginação

Ao contrário do que é possível encontrar por aí, o Museu da Imaginação oferece um lazer diferente para os pequenos. Ele explora a imaginação através de exposições de arte interativas e estações de atividades lúdicas. As crianças podem tocar, usar, pular, correr e brincar livremente em quatro ambientes com experiências sensoriais. Todas as hipóteses e significados são construídos por elas, para terem cada vez mais liberdade. O museu é acessível também para pequenos portadores de necessidades especiais. Neste ano inaugurou um novo espaço, o “Espaço Pequenos Construtores”, onde as crianças são instigadas a criarem construções com blocos de espuma, carrinhos de mão e outras ferramentas.

Rua Ricardo Cavatton, 251 – Lapa de Baixo / Tel: (11) 2645-7590

Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM

O MAM, localizado dentro do Parque Ibirapuera, oferece uma programação gratuita durante todo o mês de janeiro. As crianças poderão realizar inúmeras atividades, são elas: brincadeiras com corda e bambu na marquise (16/01); percurso lúdico no Jardim de Esculturas (17/01); construção de desenhos e esculturas com elementos da natureza (18/01); narração de história em português e libras com Mirela Estelles e Amarilis Reto (23/01); pintura viva com tintas naturais – atividade sensorial para mães e bebês (24/01); laboratório criativo de dança desenho (25/01) e pintando a paisagem – atividade ao ar livre (26/01). Mas é recomendável verificar a classificação indicativa de cada uma delas. Além disso, os pequenos poderão aproveitar tudo o que o parque tem a oferecer, como passeios de bicicletas e brinquedos do parquinho.

Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana 

Museu do Futebol

O Museu do Futebol é um dos mais clássicos do país. Conta com uma exposição principal que é distribuída em 15 salas temáticas e, claro, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e tornou-se tão querido pelo povo a ponto de se tornar parte da nossa história e cultura. Além dessa mostra, o museu também recebe exposições temporárias e itinerantes e oferece uma programação cultural. Durante este mês, conta com algumas atividades, como: Memoriball de Clubes Brasileiros (clássico jogo da memória, mas com escudos de times do Brasil); Espaço Dente de Leite (espaço educativo de convivência lúdica, que estimula os bebês e crianças de até três anos a brincarem) e Futebox (jogo de estratégia onde os jogadores se tornarão técnicos de um time de futebol e experimentarão a sensação de estar ao lado de fora do campo, tudo isso em uma partida de tabuleiro), além da clássica visita ao Estádio do Pacaembu.

Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu / Tel: (11) 3664-3848

A visita ao Estádio do Pacaembu faz parte das atividades do Museu do Futebol (Foto: Shutterstock)

Museu da Energia

O Museu da Energia de São Paulo é outro lugar que oferece programação gratuita durante as férias. Os pequenos são convidados para realizarem uma série de atividades, como uma oficina de bolhas de sabão gigantes. Nesta atividade eles aprendem esse e outros fenômenos físicos e químicos por trás da formação, da composição e da coloração das bolhas de sabão. A oficina de stencil também faz parte da grade. Eles aprenderão a técnica de produção de desenhos com a aplicação de tintas em papéis e outros materiais recortados para estampagem. Cada criança cria sua própria tag e também poderá levar camisetas de casa para serem personalizadas. Há outras atividades que podem ser consultadas no site.

Avenida Cleveland, 601 – Campos Elíseos / Tel: (11) 3224-1499

Kidzania

O Kidzania é o mundo onde as crianças descobrem diversas realidades adultas. É uma espécie de cidade em escala infantil (cenográfica) que une inspiração, diversão e aprendizado, com atividades realistas. Ao todo, reúne uma programação com mais de 50 atividades e os pequenos de três a 14 anos podem explorar à vontade. Cada experiência foi projetada especialmente para eles, para inspirá-los como cidadãos e também torná-los confiantes para enfrentar o “mundo real”. É possível ser bombeiro, policial, médico, ator, cozinheiro, cabeleireiro, dentre outras coisas. As atividades são realizadas em grupos de seis a oito crianças e duram, em média, de 20 a 30 minutos. Além disso, há outros shows durante o dia e também há uma praça de alimentação à disposição para os pequenos e seus pais.

Shopping Eldorado – Avenida Rebouças, 3.970 – 2º subsolo 

Posts relacionados