Um lugar com 42 praias em Santa Catarina, no Brasil, só pode ser mesmo um lugar pra lá de especial. Tem para todos os gostos, inclusive as que agradam os pequeninos

*por Fabíola Carvalho

Brasil tem seus encantos e a ilha de Florianópolis encanta não só os surfistas, mas também é uma ótima opção para se visitar com filhos. Praias, boa gastronomia, lagoa, trilhas… a variedade de programas é enorme.

Captura de Tela 2015-01-12 às 12.38.54
No Norte, a Praia da Daniela é de águas calmas, sem ondas, boa para a criançada nadar. A praia de Sambaqui também é uma delícia. Pequenina e com pouca gente. Na saída da praia, a dica é almoçar em Santo Antonio de Lisboa, um dos lugares mais lindos da Ilha. Com construções históricas preservadas, é um capítulo importante na construção da cidade e da cultura açoriana.

Captura de Tela 2015-01-12 às 17.21.14
Santo Antonio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé formam a “Rota Gastronômica do Sol Poente”. Gastronomia da boa e o pôr do sol. Tem restaurantes deliciosos por lá, como o Santo Antonio Spaghetteria e Café que dá para levar as crianças tranquilamente, tem comidinhas feitas especialmente para elas. O Rosso Restro também não decepciona com suas especialidades do mar e uma vista daquelas.

Captura de Tela 2015-01-12 às 12.39.20
Na parte central da Ilha, tem a popular Lagoa da Conceição, onde as crianças adoram brincar a beira da lagoa. Na Avenida das Rendeiras, não deixe de ir ao restaurante Casa do Chico e pedir a famosa sequência de camarão, faz parte da tradição do local.

Captura de Tela 2015-01-12 às 17.20.33

Para os aventureiros, na parte Sul tem praias lindíssimas que dá para chegar através das trilhas. Mas com crianças muito pequenas o melhor é optar pelas de mais fácil acesso. Florianópolis tem 1001 programas, mas se tiver uns dias sobrando, pegue as crianças e desça um pouco para o Sul até Barra de Ibiraquera. A Pousada Mevlana Garden, localizada onde o rio encontra o mar, já vale a estrada. Um verdadeiro retiro junto à natureza.

Captura de Tela 2015-01-12 às 12.39.05
Fuja da alta temporada. Melhor curtir essa magia toda com tranquilidade.

Como chegar: o aeroporto Hercílio Luz, em Santa Catarina, recebe voos nacionais e internacionais, e é o principal da cidade. Da lá chegam e partem voos diários

Melhor época para ir: no verão é quando as praias estão mais cheias, especialmente entre dezembro e janeiro. Um bom período é nos meses de fevereiro e março, quando ainda é verão, mas o beira-mar fica mais tranquilo.

Fotos: Fabíola Carvalho e Secretaria Municipal de Turismo (SC)

Posts relacionados