Paris é sempre uma boa ideia, já dizia Audrey Hepburn. E é mesmo! Seja sozinho, em casal, com amigas e por que não com crianças? A influencer Samara Checon esteve na cidade-luz recentemente e levou suas melhores companhias, seus filhos. Com isso, listou programas imperdíveis para quem está pela capital francesa e deseja manter os pequenos ocupados. Confira um roteiro day by day completo:

Samara, Marcelo e filhos em Paris (Foto: acervo pessoal)

Dia 1

Visita a Torre Eiffel

Pegamos um voo que saia de São Paulo e chegava em Paris quase no final do dia. Mas, quisemos aproveitar ao máximo e, já que nosso hotel estava bem próximo ao principal ponto turístico da cidade-luz, fomos até a Torre Eiffel para ver o incrível pôr do sol e tiramos muitas fotos das crianças, pois a luz é realmente linda.

Jantar no Maison de La Truffe, na rue Marbeuf

Como o próprio nome já diz, o cardápio é repleto da iguaria e tem desde azeites trufados até às trufas da estação. Ao passar pelas mesas é possível avistar cada prato que foi finalizado com o toque especial da casa. O salão, clássico e sofisticado, conta com lindas fotos para que as pessoas vejam a trufa in natura. Com os meninos não foi possível ousar no paladar, então, pedi peixe com purê de batata trufado e foi sucesso.

14, rue Marbeuf

Dia 2 

Cinéaqua, aquário de Paris

O aquário de Paris é uma ótima opção para entreter rapidamente as crianças. O espaço é pequeno, mas muito legal. A visita demora no máximo uma hora. O Cinéaqua fica no Trocadero e é bem pertinho da Torre Eiffel e por lá, há mais de 15 mil peixes distribuídos nos tanques, além de 500 espécies de animais. Fora as visitas, ainda é possível assistir e interagir com animações educativas, participar de oficinas ou assistir aos filmes e shows.

5, Avenue Albert de Mun

Almoço no LouLou

O LouLou é parada obrigatória quando se vai a Paris. O lindo restaurante tem um charme a mais justamente por estar localizado em um dos principais pontos turísticos da cidade, o Museu do Louvre. Sua varanda está debruçada, literalmente, no jardim do museu e comer ao ar livre é uma delícia.

Musée des Arts décoratifs – 107, rue de Rivoli

Varanda do LouLou (Foto: reprodução site)

Museu do Louvre

Aproveitamos o almoço no LouLou e emendamos uma visita ao Museu do Louvre. Reservei com bastante antecedência (é recomendável) um tour guiado para crianças. A responsável por esta experiência (que dura aproximadamente três horas) foi a guia Parci Parla Paris, que preparou um roteiro superbacana para os meninos e passou por salas dos países da Grécia e Egito, além, de claro, pela Monalisa. As crianças ficaram encantadas e lembram do quadro de Leonardo da Vinci até hoje.

Rue de Rivoli

Veja também: guia básico de museus em Paris

Samara e o filho no Museu do Louvre (Foto: acervo pessoal)

Café da tarde no Angelina 

Ao sairmos da visita ao Louvre, emendamos um café da tarde no Angelina. Ao contrário do que eu fiz, recomendo uma reserva para não esperar por uma mesa, afinal, todos querem aproveitar o delicioso espaço, existente desde 1903. De qualquer forma, ficamos 25 minutos na fila e aproveitamos o melhor chocolate quente de Paris. Para acompanhar, peça um delicioso croissant e aproveite a visita.

226, Rue de Rivoli 

Galeries Lafayette 

Um clássico e icônico passeio em Paris é ir até a galeria Lafayette. O que muitas pessoas não se lembram é que no último andar há uma parte muito especial para as crianças, repleta de brinquedos. Os meus não queriam sair de lá e ficaram o tempo todo se entretendo. É muito legal!

40, Boulevard Haussmann

Jantar no Hôtel Costes

Saímos do passeio na galeria Lafayette na hora de jantar e aproveitamos para curtir o restaurante do Hôtel Costes, que tem uma varanda pitoresca deliciosa. Entre os pratos principais, o meu favorito é o Le Tigre e, para finalizar, a pavlova também é imperdível.

239-241, Rue Saint-Honoré

Disneyland: passeio divertido com crianças em Paris (Foto: acervo pessoal)

Dia 3

Disneyland

Este, com certeza, foi o dia em que os meninos estavam mais empolgados, afinal, ir para a Disney é sempre uma aventura. A uma hora de carro, é possível chegar lá de várias formas. Há diversos ônibus em determinados pontos de Paris que te levam até aos parques ou também dá para alugar um carro ou contratar um motorista particular. Comprar anteriormente os tickets e fast pass valem muito a pena. Eu comprei o fast pass de livre acesso, que custa 120 euros na baixa temporada e 150 em alta. Ele dá livre acesso a, em média, 10 atrações. É claro que é bem menor que o complexo de Orlando, mas conta com dois parques, o Magic Kingdom e o Disney Studios, e dá para visitar ambos em um único dia, mesmo sendo cansativo. O melhor restaurante de todos é o Chez Remy, que fica localizado dentro do Disney Studios, então tem que aproveitar. Além disso, esse parque está com uma temporada superlegal da Marvel, com todos os heróis.

Torre Eiffel 

Voltamos da Disney e ainda deu tempo de completar o dia. Fizemos o clássico passeio e subimos até a Torre Eiffel para apreciar a linda vista da cidade-luz. É importante comprar os tickets com antecedência e ter em mente que o acesso à Torre anda demorado e bem complicado. A área ao seu redor está toda isolada, com bastante controle e filas enormes. Então, tem que se programar e ir com bastante calma.

Jantar no l’Atelier de Joël Robuchon Etoile

Este restaurante com duas estrelas Michelin é um clássico parisiense, assinado pelo icônico chef Joēl Robuchon. O menu é repleto de pratos típicos da França, com um preparo primoroso. Sempre me perguntam como é ir com crianças pequenas nesse tipo de restaurante e eu nunca tive problemas. Não digo apenas do l’Atelier, especificamente, mas sim de um modo geral. Eles sempre recebem super bem os pequenos e ainda oferecem opções que não estão no cardápio, para deixá-los mais à vontade.

133, Avenue des Champs-Elysées

l’Atelier de Joël Robuchon (Foto: reprodução site)

Dia 4

Museu Nacional de História Natural

Este também é um passeio que é imprescindível comprar os tickets antes. O museu é repleto de atrações para as crianças e, ao entrar, você já avista as réplicas gigantes de animais que são extremamente lindas. Os meninos amaram e ficamos por lá quase duas horas. Tem diversos espaços para serem visitados, inclusive, um só de ossos e esqueletos, bem educativo. Há também um jardim que lembra um zoológico, com muitos bichos. É imperdível!

57, Rue Cuvier

Samara Checon (Foto: acervo pessoal)

Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e Le Bon Marché 

Como sou religiosa, sempre que estou em Paris gosto de ir até a Capela da Medalha Milagrosa, afinal, é sempre bom agradecermos e quis levar os meninos para vivenciarem isso também. Nada muito demorado. E, logo em seguida, passamos rapidinho no Le Bon Marché, uma loja de departamentos para rápidas compras.

Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa: 140, Rue du Bac

Le Bon Marché: 24, Rue de Sèvres

Almoço no L’Avenue

Este é um dos restaurante mais badalados de Paris, sempre movimentado e com bastante gente bonita. A calçada e sua varanda ficam lotadas e a reserva também é bem-vinda. Mas, fora isso, a comida é deliciosa e recebe muito bem as crianças. O risoto de camarão é pedida imperdível entre os pratos principais e, como de costume, a pavlova também é muito gostosa para finalizar a refeição.

41, Avenue Montaigne

Atelier de Lumières 

O Atelier de Lumières é um dos passeios mais bacanas para se fazer quando está em Paris. O museu sempre abriga incríveis obras de artes e autores conhecidos ao redor do mundo. O formato utilizado é interativo, que deixa qualquer um encantado. Neste ano, a principal exposição é de Vicent Van Gogh e já reuniu uma legião de pessoas à procura dos icônicos quadros do pintor.

38, Rue Saint-Maur

Jantar no Monsieur Bleu

Terminamos o dia jantando no Monsieur Blue, restaurante localizado no moderno prédio Palais de Tokyo. O ambiente é sofisticado e delicioso e tem um cardápio bem abrangente, com carnes, peixes, frutos do mar, frango e saladinhas. Na sobremesa, o mil folhas, clássico francês, entra em cena.

20, Nova York Avenue

Veja também: os cinco melhores hotéis de Paris

Outras dicas valiosas para crianças, mas que infelizmente não consegui fazer nesta visita à cidade: 

Passeio pelo Rio Sena 

Gostaria muito de ter feito um passeio de barco pelo Rio Sena. A empresa que realiza este serviço se chama Bateaux e oferece uma experiência pelo principal canal de Paris e faz diversas paradas ao longo do trajeto. Os tickets podem ser comprados online.

Estádio do Paris Saint-Germain 

Para as crianças que gostam de futebol, é sempre um programa imperdível visitar qualquer estádio. O do PSG não seria diferente. Por lá é possível avistar o gramado e, no fim, parar na lojinha de souvenirs e comprar camisetas e outros apetrechos.

Museu Palais de La Découverte 

O Palais de La Décourvete oferece uma experiência científica superinteressante. Ao lado da avenida Champs Elysées, as crianças participam de uma imersão no mundo da ciência e vale bastante a pena. Ele foi aberto recentemente e já é grande sucesso.

s/n,  avenue Franklin Delano Roosevelt

8 restaurantes tradicionais de Paris

Jardin d’Acclimatation

É um parque de diversão bem parisiense e acabou de ser reformado. Fica ao lado da Fundação Louis Vuitton e reúne inúmeras crianças que se divertem nos brinquedos que vão desde carrossel até uma mini montanha-russa. Muito legal! No verão tem jatos de água espalhados pelo parque que divertem a criançada.

 Bois de Boulogne, Route de la Porte Dauphine à la Porte des Sablons

Fly View 360

O Fly View 360 é divertidíssimo tanto para crianças quanto para adultos. As salas trazem óculos com realidade virtual e nas imagens há voos por Paris. Então, você que está na cidade-luz a visita de uma outra forma, que é bem interessante, sobrevoando, bem baixinho.

30, Rue du 4 septembre

France Miniature 

Como o próprio nome diz, neste passeio você enxerga detalhes da França, mas em um formato de miniatura. A uma hora de Paris, é possível avistar castelos, museus e réplicas dos principais pontos turísticos franceses. O France Miniature está localizado em um incrível cenário a céu aberto e é possível admirar mais de 150 paisagens que foram produzidas com mais de 20 mil mini árvores, além de quatro quilômetros de ferrovias, 15 trens, 50 barcos no mar e 80 no rio. Crianças e adultos ficam extremamente encantados.

Veja também: os restaurantes imperdíveis de Paris, por Gabi Moreno Sanches

Posts relacionados