Viajar com filhos não é tarefa fácil. A busca por destinos é interminável, afinal, há muitos critérios infantis que devem se sobressair na hora de escolher o lugar. É necessário observar se o hotel é kids friendly, se a cidade oferece programas e passeios voltados para crianças, além de restaurantes que recebam muito bem os pequenos. Para ajudar as mamães e os papais nesta árdua missão, o V&G reuniu um time de mulheres para compartilhar suas experiências ao redor do mundo na companhia dos filhos. Quer saber mais? Acompanhe a nova coluna “V&G Kids”

Que Portugal é um destino que encanta os adultos todos nós já sabemos. Também sabemos que está em ascensão no mundo e cada vez mais no radar dos turistas, incluindo os brasileiros. Mas, o que talvez as pessoas não saibam é que Portugal é um país kids friendly e está repleto de atrações para as crianças. Quer saber como entreter os pequenos em Lisboa? A empresária Nina Sander dá as dicas. Confira:

Lisboa: destino certo para crianças (Foto: Andreas Brucker/Unsplash)

Passeios

Tuk Tuk

Os “tuk tuk” são clássicos de Lisboa e de Portugal. As pequenas motos com vista panorâmica oferecem passeios deliciosos e andar pela região do Chiado para conhecer os mirantes e o Castelo de São Jorge é uma delícia. Normalmente o passeio tem duração de 1h30.

HippoTrip

O HippoTrip é outro programa interessante no qual as crianças se divertem muito. É um ônibus, mas também é um barco, ou seja, o passeio contempla andanças pelas ruas de Lisboa e navegadas pelo Rio Tejo. Ele percorre regiões emblemáticas da cidade, desde a ponte 25 de abril passando pelo Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Mosteiro de Jerónimos, Praça do Comércio, Cais do Sodré e outros pontos.

HippoTrip passa por diversos pontos turísticos de Lisboa, como a Torre de Belém (Foto: Alex Paganelli/Unsplash)
Elétrico 28: passeio histórico por Lisboa (Foto: Li Jiachun/Unsplash)

Elétrico 28

O Elétrico 28 é um dos meios de transportes mais conhecidos da cidade. Ele passa por todos os bairros de Lisboa e tem um trajeto bem interessante para conhecer as regiões e entreter as crianças.

Oceanário

O Oceanário é um dos melhores aquários do mundo e é totalmente encantador, tanto para adulto quanto para crianças. Ele tem um aquário central com mais de cinco milhões de litros de água salgada, e é dividido em quatro habitats marinhos e dois níveis: o terrestre e o subaquático. Além disso, os visitantes podem descobrir diferentes tipos de oceano que representam o mundo todo, com águas tropicais, frias e temperadas.

Jardim Zoológico

O Jardim Zoológico foi inaugurado em 1884 e foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica. Hoje em dia tem cerca de 2000 animais espalhados e tem cerca de 300 espécies, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios. É um verdadeiro aprendizado para as crianças e bem divertido.

Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos também é um lugar lindo para visitar quando estiver por Lisboa. O antigo mosteiro tem salas do século XV e uma arquitetura deslumbrante, rica em detalhes. É no Mosteiro dos Jerónimos que está a tumba do Vasco da Gama.

Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa (Foto: Pixabay)

Mercado da Ribeira – Time Out Market

O Mercado da Ribeira foi totalmente revitalizado pela revista Time Out e hoje em dia, é conhecido como Time Out Market e é uma ótima opção de passeio, já que tem vários restaurantes e todos os tipos de comida. Você consegue encontrar clássicos restaurantes portugueses, além de restaurantes italianos, japoneses e muito mais.

LX Factory (Foto: Carol Fiacadori)

Bounce

Além da programação cultural, Lisboa também oferece diversão para as crianças de uma maneira simples. É o caso do Bounce, um parque que tem mais de 100 trampolins interligados, onde os pequenos podem pular à vontade durante o dia inteiro. Ideal para um dia de distração.

LX Factory

O LX Factory é um dos lugares modernos mais legais da cidade. São diversas ruas fechadas, próximas à Ponte 25 de Abril, que tem lojas variadas e divertidas. Você consegue aproveitar restaurantes, bares, choperias até livrarias, lojinhas de souvenirs, de conservas, entre tantas outras.

Crianças com 4 a 12 anos

Hello Park

O Hello Park é um parque de diversões a céu aberto, localizado no Parque de Monsanto. Seus recreadores investem em atividades ao ar livre e também preservam o contato com a natureza. Entre as brincadeiras tem escalada, pintura, passeio de triciclo na grama e muito mais.

Day Trips

Além dos passeios e programas em Lisboa, entreter as crianças durante toda a viagem não é tarefa fácil. Sempre procuramos outras alternativas e aproveitamos a proximidade com pequenas cidades para fazer day trips. É uma ótima maneira de conhecer um pouco mais sobre a cultura e as belezas de Portugal e um ótimo jeito dos pequenos aproveitarem as férias.

Óbidos

A aproximadamente 85km de Lisboa está a pitoresca Óbidos, uma cidade medieval que tem muitas tradições, curiosidades e peculiaridades. Toda sua região é cercada por uma grande muralha da época romana e isso nos remete a um filme de época, com diversas batalhas.

Óbidos, Portugal (Foto: Katia de Juan/Unsplash)

Nazaré

Nazaré é uma cidadezinha que já está no radar de quem acompanha o surf. A cidade é conhecida por suas ondas imensas e pelo campeonato do esporte. É um bate e volta delicioso para mudar os ares e aproveitar um pouco a região litorânea, que fica a 1h30 de carro de Lisboa. Além da praia, a vila de Nazaré também é um encanto e bem gostosa para desbravar as ruas.

Cascais

A uma hora de Lisboa, Cascais é outro destino que vale a pena entrar como day trip. É lá que está localizado um dos cartões postais de Portugal, a “Boca do Inferno” – uma formação rochosa que lembra uma caverna a céu aberto. Além disso, as praias são muito bem equipadas e tem várias pessoas que praticam atividades aquáticas, como stand-up paddle e surf.

Cascais, Lisboa (Foto: Liam Spradlin/Unsplash)

Estoril

Assim como Nazaré, Estoril é uma cidade litorânea deliciosa para um bate e volta. Bem pertinho de Lisboa, há vários meios de transporte que te levam até lá, carro, trem ou ônibus, e tem praias muito bem preparadas, como a do Tamariz, uma das mais conhecidas da região, com um forte medieval que torna a paisagem ainda mais bonita.

Comporta

A Herdade da Comporta é mais uma cidade charmosa próxima a Lisboa. É rodeada por arrozais e as praias são deliciosas, com serviço completo, que deixam as crianças totalmente à vontade.

Hotéis

The Oitavos, em Cascais

O The Oitavos é um hotel excelente para crianças, totalmente kids friendly. Eles têm diversas atividades, como passeios de bicicleta e até aula de equitação, além de todas as comodidades muito bem estruturadas. As crianças aproveitam a deliciosa piscina e os adultos podem curtir outros lugares, como o spa e a aula de golfe.

The Oitavos (Foto: reprodução Facebook)

Rede Martinhal

A Rede Martinhal, em Portugal, é uma das mais kids friendly do país. Com hotéis no Algarve e Lisboa, com uma infraestrutura completa para pais e filhos. O espaço infantil é muito bem equipado e tem brinquedos para que as crianças se divirtam o dia todo.

Pestana Palace em Lisboa (Foto: reprodução Facebook)

Pestana Palace, em Lisboa

Com ares de palácio, assim como diz em seu nome, o Pestana Palace é uma delícia tanto para adultos quanto para crianças. O jardim e a piscina são dois grandes atrativos para as crianças que podem aproveitar de forma livre e a localização também é excelente.

Sublime, na Comporta

O Sublime, na Comporta, é um hotel ideal para quem está viajando em família. A propriedade tem diversas vilas que acomodam muito bem pais com filhos pequenos e, dependendo da sua acomodação, você consegue ter uma piscina privativa – ideal para as crianças ficarem mais à vontade.

Veja também: 

Lisboa, Porto e Douro: um tour pelos hotspots portugueses

O que fazer em sua primeira visita por Lisboa?


Nina Sander é mãe de Layla e Jack e viaja o mundo com os seus pequenos. Empresária, é a responsável por trás da marca Luca & Jack que tem coleções infantis e femininas. 

Posts relacionados