A região de Fasano, na Puglia, é famosa pelas Masserias, fazendas do século XVI transformadas em luxuosas hospedagens, com serviço e gastronomia impecáveis. Construções de pedras brancas, ladeadas por oliveiras centenárias e o mar ao fundo é um convite ao descanso em um dos territórios mais pungentes da Itália

Borgo Egnazia, uma masseria construída do zero em cinco anos (Foto: Daniela Filomeno)

Não faz muito tempo que se ouve de turismo na Puglia (ou Apulia), na Itália. Pudera, há 15 anos eram terras pouco habitadas, a não ser por camponeses e fazendeiros que trabalhavam na produção agrícola. Desta época, as construções austeras e com pé direito alto foram reformadas e adaptadas para receberem charmosas hospedagens.

A simplicidade e descontração parecem enraizadas no destino que mantém charmosas hospedagens, com luxo impecável, mas sem qualquer ostentação. E para vivenciar melhor a Puglia, uma experiência completa é se hospedar em uma Masseria. Elas são fazendas antigas, muitas transformadas em luxuosas hospedagens, cercadas por videiras e oliveiras centenárias; algumas foram construídas inspiradas.

A grande maioria fica na região de Fasano, mais ao norte, entre Brindisi e Bari, mas é possível encontrar por toda a Puglia. No verão, vale escolher uma que tenha um bom Beach club, com estrutura na praia, para aproveitar melhor o destino. Na Puglia também são comuns os Lidos, pedaços da praia privados que oferece serviço para alugar uma espreguiçadeira ou camas, a beira-mar.

Claro que explorar as cidadezinhas charmosas da região não pode ficar de fora da programação. Dica: alugue um carro e jante cada dia em um lugar diferente, chegando um pouco antes na cidade para conhecer ou caminhe após a refeição. É encantador! Algumas Masserias para inspirar suas estadia por lá.

Masseria San Domenico

A Masseria San Domenico tem ares de hotel boutique, bem intimista (não aceita crianças), que foi totalmente restaurado para abrigar o luxuoso hotel. Original do sec. XV, suas construções são de pedras brancas, típica da região. O local foi usado pelos cavaleiros Knights of Malta como torre de observação, já que dá vista para o mar. Tem um beach club a 1km do hotel com restaurante e Lido (área de praia privada), sem areia – você desce para o mar por uma escada. Você também pode usar as instalações da sua propriedade irmã, o Borgo Egnazia, construído do zero há oito anos inspirados nos Borgos (cidades antigas).

Masseria San Domenico, uma masseria original, restaurada para receber o hotel (Foto: Daniela Filomeno)

Borgo Egnazia

Cercado por oliveiras milenares, em uma área de 60 hectares e às margens do mar Adriático, o hotel Borgo Egnazia é imponente e impressiona por sua construção em plena Puglia, na Itália. Possui quartos, suítes, casinhas e villas – como verdadeiras casas italianas com total privacidade, onde provavelmente não encontrará nenhum outro hóspede, só se quiser. Restaurantes de tratoria a estrelado, com piscinas independentes para adultos e crianças em áreas opostas do hotel. Um dos mais impressionantes hotéis que verá de estrutura e também de programação. Além da região que oferece inúmeras opções de passeios, o Borgo Egnazia tem uma programação especial semanal, inclusive festas imperdíveis no centro do Borgo. Uma Puglia que não dá para esquecer.

Masseria Torre Maizza

Em meio a Costa Pugliana e com vista para o Adriático, a fazenda Torre Maizza é cercada por um bosque de oliveiras antigas, cercada pelo ouro líquido pelo qual a região é famosa. O local tem sido um cartão postal na linha de defesa que se estendeu por toda a região, já que antigamente era uma torre de vigia fortificada do século XVI. Suas acomodações transmitem o estilo de vida de Puglia, que unem a simplicidade e sofisticação de forma surpreendente harmônica, combinada com o suntuoso mar Adriático.

Masseria Torre Maiza (Foto: divulgação)

Masseria Torre Coccaro

Instalada em meio a uma deslumbrante vista para o mar, que remonta ao século XVI e cercada por olivais essa casa de campo 5 estrelas é pura história por todo lado. Os quartos e suítes elegantes apresentam jardim privativo e varanda. Na gastronomia, pratos preparados com vegetais e frutas da própria fazenda orgânica do hotel e com as melhores carnes, peixes e queijos de fornecedores locais.

Masseria Coccaro, que tem um dos mais gostosos beach clubs da região de Fasano (Foto: divulgação)

Masseria Muzza

Perto da cidade de Otranto, na Costa de Salento, a Masseria Muzza fica em um prédio do século XVII em dois hectares em uma região rural. O luxuoso hotel chama atenção pelas suas paredes brancas e decoração rústica, conferindo um contraste elegante, mas despojado. Seu beach club é uma praia com água cristalina e areia branca, ótimo também para os pequenos. Boa opção para quem quer explorar a região do sul, como Lecce.

Masseria Muzza (Foto: divulgação)

Masseria Cimino

Se opção for ser mais minimalista, para aqueles que gostam de clima de se hospedar em casa, a Masseria Cimino tem apenas três quartos e fica praticamente no meio do campo de golfe do San Domenico, onde uma torre vermelha (do século XVI) chama a atenção. A Masseria funciona como casa de hospedagem para quem quer jogar golfe no “quintal de casa”. A poucos metros do mar, com escavações arqueológicas da cidade anciã do século VI Egnatia colada ao seu edifício, pinturas romanas ainda podem ser vistas em suas paredes.

Onde comer na Puglia, na Itália

 

A charmosa Masseria Cimino com apenas 3 quartos em pleno campo de golfe San Domenico (Foto: divulgação)

Nas pesquisas, descobrimos mais alguns hotéis interessantes:

Quer uma experiência de Trulli? Nina Trulli Resort

Opção quatro estrelas? Tenuta la Baronessa

Quer ficar em um Castelo? Palazzo Ducale Venturi

 

 

 

 

 

 

Posts relacionados