As Filipinas se tornaram um dos destinos mais desejados do mundo, sem dúvidas, mas ainda é um lugar pouco explorado pelos brasileiros. Reduto de praias exuberantes e natureza indescritível, é realmente um país (ou melhor, ilhas) para se sonhar acordado. A cantora e compositora Gabi Luthai esteve por lá recentemente e compartilhou dicas de encantar os olhos

Você sabia que as Filipinas, no sudeste da Ásia, são formadas por cerca de 7641 ilhas? Esse país está localizado no círculo de fogo do Pacífico, por isso está propenso a terremotos, tufões, tsunamis e outros desastres naturais. É louco, mas por lá acontecem cerca de sete mil tremores por ano. Ainda assim, o país é indescritível e continua com as suas belezas totalmente intactas. O país foi colonizado por espanhóis e, assim, tem como religião principal o catolicismo. Ah, os filipinos também amam basquete, então, em qualquer canto tem uma cesta e um menino jogando. É um lindo arquipélago, cheio desses mini pedaços de areia para se descobrir e se apaixonar.

El Nido, nas Filipinas (Foto: Gabi Luthai)

EL NIDO, EM PALAWAN

Entre tantos lugares nas Filipinas, El Nido é um dos mais especiais e se destaca pela sua indescritível beleza. É um município localizado na província de Palawan, a cerca de 420km de Manila (capital das Filipinas), e reúne falésias e um mar belíssimo, cristalino e pronto para receber os turistas. A cidade também é conhecida por abrigar hotéis que se ancoram em meio às águas, em bangalôs extremamente charmosos e rústicos.

Gabi Luthai (Foto: acervo pessoal)

O que há de mais bacana por lá é fazer os tours de barco pelo mar e apreciar o verde esmeralda que inunda nossos olhos. Você pode se juntar a um grupo ou fechar seu próprio barco e desbravar diferentes roteiros, mas em uma rota já pré-definida. El Nido é conhecida por realizar os tours A, B, C e D, que são passeios que te levam aos lugares mais conhecidos da ilha e também aos pontos imperdíveis (desses tem-que-ir) e específicos da região. Em meio aos tours, você será presenteado com ilhotas, lagoas de águas claras, praias com areia branquinha, além de uma centena de peixes e espécies de corais, pontos ideais para quem gosta de mergulhar. No tour A não deixe de conhecer a Small Lagoon que, como o nome sugere, é uma lagoa pequena, mas totalmente deslumbrante. Para cruzar o mar e encontrá-la, é necessário desembarcar e pegar um caiaque que passará por uma fenda bem pequenininha entre as imensas falésias. É incrível!

Hospedagem em El Nido

El Nido Resorts

Uma das redes de hotéis mais conhecidas da região oferece quatro tipos de empreendimentos e todos possuem excelência no serviço. O El Nido Resorts conta com quatro opções de hotéis, são eles: Eco-Adventure Island em Apulit; Eco-Discovery em Miniloc; Eco-Santuário em Lagen e Pangulasian Island em Bacuit Bay. Cada um possui uma característica particular, a começar pelas diferentes ilhas em que estão localizados. O Eco-Adventure Island tem aventuras emocionantes e enriquecedoras próximas à natureza e traz um cenário totalmente paradisíaco em El Nido, conforme manda o figurino. O Eco-Discovery reúne jovens e é o lugar ideal para quem deseja férias mais badaladas e divertidas. O Eco-Santuário está situado em uma floresta de quatro hectares e conta com uma lagoa calma e rasa, perfeito para quem deseja relaxar. Já o Pangulasian é localizado em frente a uma praia totalmente intocada e tem um cenário de floresta tropical, um verdadeiro refúgio completo e confortável para casais apaixonados. Independente da escolha, o El Nildo Resorts é uma excelente opção para qualquer tipo de acomodação.

Eco-Adventure Island em Apulit do El Nido Resorts (Foto: reprodução site)

Casa Kalaw

A Casa Kalaw, ao contrário do El Nido Resorts, não está localizado à beira-mar, mas também oferece uma infraestrutura completa para quem deseja desfrutar de uma estadia nas Filipinas. Os coqueirais rodeiam a piscina central do hotel e você já logo consegue perceber um oásis, mas dessa vez localizado numa região mais central. O hotel lembra uma casa com diversos quartos e conta com um serviço intimista. Diferente do El Nido Resorts, as acomodações possuem um preço mais em conta e também são deliciosas.

Casa Kalaq, em El Nido (Foto: reprodução site)

CORON, EM PALAWAN

Este município, assim como El Nido, está localizado na província de Palawan e tem praias e lagos fascinantes. É mais um lugar em que o passeio mandatório é pegar um barco e desbravar a ilha. Encontrar falésias e águas cristalinas é o que mais está previsto uma vez que você ancora em Coron. Entre as inúmeras paradas dos barcos, está o Barracuda Lake, um lago que realmente me encantou. É um dos lagos mais lindos e com a água mais azul que eu já vi na minha vida. Realmente fascinante!

Two Seasons oferece caiaques transparentes para os hóspedes (Foto: acervo pessoal)

Hospedagem em Coron

Two Seasons Island Resort 

O Two Seasons em Coron é um verdadeiro refúgio, ideal para casais ou até famílias, já que tem acomodações espaçosas. Com apenas 42 bangalôs e duas praias, é sinônimo de hotelaria luxuosa, porém totalmente ecológica – o que o torna ainda mais especial. O hotel está localizado na península de Malaroyroy e, por um momento, você até esquece que está em uma ilha com outras pessoas. A natureza que cerca toda a propriedade é praticamente virgem e é um santuário de tartarugas e moluscos gigantes, ou seja, prepara-se para paisagens indescritíveis. Para que o hóspede fique ainda mais em contato com a natureza, o Two Seasons disponibiliza caiaques transparentes e você consegue observar de pertinho a vida marítima e a água cristalina característica das Filipinas.

CEBU

Mais uma província das Filipinas que merecem toda a atenção e amor. Cebu está na região de Visayas Centrais e conta com mais de 150 ilhotas. Além das belezas naturais exuberantes que fazem parte do destino, Cebu também é uma cidade portuária e tem diversos monumentos da era colonial espanhola do século XVI. Entre os passeios imperdíveis da região está a Kawasan Falls, no município de Badian, uma cachoeira que tem uma beleza surreal. Para conhecer as Kawasan Falls fizemos canyoneering, que é basicamente uma trilha e alguns saltos na água. Você teria coragem de pular 10 metros? As alturas começam em quatro metros e vão até 15. Para chegar até as cachoeiras, o melhor trajeto a se fazer é ir para a cidade de Cebu e pegar um carro ou van até às Kawasan Falls.

Kawasan Falls (Foto: acervo pessoal)

SIARGAO

Siargao é outra província filipina e é uma delícia também para ser descoberta. Seu município é General Luna e é uma região pouquíssimo explorada pelos turistas. Assim como nas outras províncias, faça os tours de barco e explore as belezas naturais de Siargao. Não deixe de visitar General Luna e se encantar pelo povo local. Reserva três dias inteiros para conhecer esse cantinho e se surpreenda com a areinha branquinha e o mar azul turquesa.

Siargao, na província de Cebu, nas Filipinas (Foto: acervo pessoal)

Hospedagem em Siargao

Nay Palad Hideway 

O Nay Palad Hideway é um hotel de luxo, perfeito para ser visitado com filhos pequenos ou apenas em casal. Funciona com sistema all inclusive, ou seja, você pode usufruir de tudo o que o hotel oferece e não são poucas coisas – desde massagens até mesmo barco para os passeios e também bebidas alcoólicas. O hotel foi criado e é comandado por uma família, então os pequenos detalhes foram pensados com carinho. Lá, você se reconecta com a natureza e tem um momento totalmente de descanso, apenas para explorar as praias de cair o queijo. A suíte honeymoon é um verdadeiro espetáculo e é para sonhar de olhos abertos.

Nay Palad Hideway, em Siargao (Foto: divulgação)

Diferente de Nay Palad, Siargao também reserva outras opções mais baratas de hospedagem. Encontram-se facilmente lugares aconchegantes e com alimentação bem acessível.

Veja também: 

One&Only inaugura seu primeiro hotel na Ásia em 2020

A magnífica Mongólia, na Ásia

Índia pela jornalista Sofia Patsch

Posts relacionados