Com três restaurantes, sendo dois estrelados pelo Guia Michelin, o Copacabana Palace é referência em gastronomia hoteleira no Rio de Janeiro – e podemos dizer em todo o Brasil

Ambiente do Cipriani (Foto: Carol Fiacadori)

Quem passa pelo calçadão da Praia de Copacabana, entre os postos 2 e 3, avista de longe uma das mais icônicas arquiteturas do Rio de Janeiro, a fachada do Copacabana Palace – um hotel de 96 anos todo feito em Art Déco. O que muitos não sabem é que ali dentro, além de uma hotelaria luxuosa – assinada pelo grupo Belmond – também há uma gastronomia ímpar, distribuída em três restaurantes. São eles: Cipriani, MEE e Pérgula. Mesmo sendo um singelo número, duas casas já foram consagradas pelo Guia Michelin. O MEE, pan-asiático, conta com uma estrela no consagrado guia e nunca perdeu seu posto desde o início da publicação no Brasil. Recentemente, na edição deste ano, o Cipriani recebeu sua primeira estrela e consagrou-se como o restaurante italiano referência da capital carioca.

Cipriani

Com 25 anos de história, o Cipriani é o clássico restaurante italiano do Copacabana Palace. Seu elegante ambiente conta com janelões com vista para a icônica piscina do hotel que, combinado com serviço primoroso, tornam a experiência ainda melhor. Há três anos a cozinha do Cipriani é comandada pelo chef Nello Cassese, que veio diretamente do sul da Itália para solo carioca. Desde a sua chegada, Nello reformulou o cardápio e acrescentou inúmeras inspirações de sua terra natal. Com produtos importados, nacionais e também sazonais, o menu do Cipriani é um verdadeiro convite para descobrir a Itália de um jeito diferente. O almoço funciona como uma típica tratoria italiana, com pratos fartos e muito bem executados. Deste cardápio, é possível saborear a pizza frita de fermentação natural, com molho pomodoro feito na casa – com acidez na medida certa – com mozzarella de búfala e manjericão. Ainda neste horário, o prato mais curioso a ser pedido é o “Grano Duro” que traz à mesa a história do tradicional spaghetti italiano, ou seja, há diversas variações da massa, como a polenta, o couscous marroquino, a massa lisa e o spaghetti em sua forma natural dentro de um único prato. O chef Nello convida o comensal a pensar na história italiana e finaliza o “Grano Duro” com um molho reduzido de pato. À noite, para o jantar, o Cipriani também serve opções à la carte, com diversos ingredientes garimpados e pesquisados pelo próprio Nello, e também disponibiliza um menu degustação. Além do salão principal, o Cipriani oferece uma experiência ainda mais curiosa e agradável para quem deseja conhecer afundo todos os detalhes do funcionamento da casa. A Mesa do Chef*, como é chamada, está localizada dentro da cozinha e recebe os comensais para uma degustação com os pratos mais exclusivos do menu, com apenas seis lugares, a mesa tem uma vista para a intensa movimentação dos preparos e oferece uma harmonização pensada especialmente para cada cliente.

*A Mesa do Chef necessita de reserva com 48h de antecedência

Cipriani traz uma gastronomia italiana comandada pelo chef Nello Cassese (Fotos: Carol Fiacadori)

Veja também

Copacabana Palace oferece café da manhã ao nascer do sol diretamente do Morro do Pão de Açúcar

MEE

O MEE é o restaurante pan-asiático do Copa. Comandado pelo chef Itamar Araújo, o MEE é um dos únicos restaurantes brasileiros que se mantém presente nas quatro edições (2015, 2016, 2017 e 2018) do Guia Michelin com uma estrela. O cardápio é uma verdadeira viagem pela Ásia, com influências tailandesas, cambojana, malasiana, singapureana, coreana, vietnamita, chinesa e japonesa. O chef já passou por todas as áreas do hotel e agora se dedica especialmente ao MEE, em um menu que serve desde pratos frios, como uma bela seleção de sashimis com os peixes do dia, até uma incrível gyoza de pato finalizada com foie gras. O MEE ainda oferece uma experiência em que o chef prepara os pratos na hora e os desenvolve com os ingredientes mais frescos e disponíveis do dia, nomeada de Omakase Itamae. Além disso, no menu tradicional do restaurante, alguns ingredientes exclusivos chamam a atenção, como a costela de wagyu e o merluza negra. Caso queira saborear um pouco de cada país e provar por completo a culinária de Itamar Araújo, peça o MEEchelin, o menu degustação que contempla variados pratos. Seu ambiente também é um espetáculo à parte! Com as cores preto e vermelho predominantes, as mesas são combinadas com lindos quadros, importados diretamente da Ásia, do artista Christian Develter, que remetem aos clássicos asiáticos. A casa funciona apenas no jantar.

Seleção de sashimis do dia do MEE (Foto: Carol Fiacadori)

Pérgula

O Pérgula é o clássico restaurante à beira da piscina mais icônica do Rio de Janeiro. Reformado recentemente, conta com mesas na varanda e também oferece um lindo ambiente interno que une sofisticação e conforto. Suas paredes receberam pinturas que lembram verdadeiras aquarelas e trazem cenários clássicos da capital carioca. A cozinha é comandado por João Melo que apresenta um menu com inspirações mediterrâneas e toques cariocas,  mas com muitos ingredientes tipicamente brasileiros. Ideal para saborear enquanto acompanha o vai e vem da movimentada piscina ou da praia de Copacabana, peça de entrada as vieiras grelhadas com alho poró e manga cítrica ou as ostras de Santa Catarina, servidas in natura com salsa cruda e maracujá ou então, aproveite o tartar de bijupirá com vinagrete, aipo, maçã e chips de batata doce. Entre os principais, é possível encontrar essa característica regional no peixe do dia assado, servido com alcaparras, amêndoas, aspargos grelhados e creme de espinafre ou também no polvo grelhado com purê de inhame, brócolis e cebola roxa. Para finalizar, aproveite a seleção de queijos e doces brasileiros, que é servida com queijo de ovelha, queijo Canastra, cacau recheado com brigadeiro, quindim, goiabada e cuscuz de tapioca. Além deste menu, o Pérgula também é o restaurante responsável pelo café da manhã dos hóspedes do hotel. Neste horário dá para se deliciar com um farto buffet, com pães variados, frios, croissant, frutas, sucos e também com um menu à la carte, onde é possível saborear ovos beneditinos servido com salmão curado ou presunto.

O Pérgula é o restaurante da piscina do Copacabana Palace (Fotos: Carol Fiacadori)

Belmond Copacabana Palace 

Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana – Rio de Janeiro/RJ / Tel.: (21) 2548-7070

Posts relacionados