Em um cubo de vidro, em um dos diversos parques de Viena, está o restaurante Steirereck, um dos melhores de toda a Áustria e listado como o 14° melhor do mundo. A proposta é uma culinária que altere o mínimo possível a estrutura dos ingredientes em uma experiência que mostra a nova cozinha austríaca, ou seja, cheia de releituras de pratos tradicionais. Confira

Steirereck-viena
Steirereck, entre os melhores restaurantes do mundo (Foto: Daniela Filomeno)

Viena é uma das cidades mais verde da Europa, os parques (800 no total!) são parte da rotina dos locais, assim como de quem a visita. Em um deles, no Stadtpark, uma construção moderna, que se assemelha a vários cubos de vidros ligados, revela a melhor gastronomia da cidade: Steirereck. O 14° melhor restaurante do mundo (pela lista The World’s 50 Best Restaurants) e duas estrelas no guia Michelin foi construído de forma que você se sinta no parque. Os ingredientes são orgânicos e a culinária busca alterar sua estrutura o mínimo possível, sendo que o chefHeinz Reitbauer mantém sua própria fazenda de cultivo.

Cozinha aberta, produtos em exposição, com duas estrelas Michelin, em uma das cozinhas modernas mais exponenciais da Áustria, em um dos parques mais bonitos da cidade.  Seu design clean, poucos móveis com linhas retas completam o ambiente que tem como foco ressaltar os ingredientes e não a decoração. De execução simples, o chef usa e abusa de caldos e legumes para ressaltar o frescor e valorizar o ingrediente principal de cada prato, que tem como proposta fazer uma releitura da culinária vienense (que é um caldeirão cultural de misturas, fruto das invasões que o país já sofreu).

Veja também: 
Viena, a capital da música clássica
Conheça Eisriesenwelt, a maior caverna de gelo do mundo

O chef mantém sua própria fazenda de cultivo, de onde vêm a grande maioria dos ingredientes. Não deixe de reparar no carrinhos de queijos, com produtores locais garimpados por ele, é de babar. Sementes de girassol salgada acompanham para limpar o paladar de um queijo para outro.

O menu degustação custa  149 euros* com seis pratos e harmonização a €88. No almoço, oferecem uma versão reduzida por  €98 com quatro pratos e também opções à la carte.

*valores checados em abril de 2019
melhor-restaurante-austria
Entrada do Steirereck (Foto: acervo pessoal)

Posts relacionados