Charmosa vila de Naousa, em Paros, possui ruelas labirínticas brancas e na ilhota “anexa” uma das águas mais transparentes das Cíclades

A grande maioria das ilhas gregas Cíclades são basicamente (mais “grosseiramente”): um porto, algumas pousas casas, Plaka (capital) e outras cidades no topo do morro, seja para proteger do vento ou dos piratas, antigamente. Algumas poucas, como Hidra, Mykonos e Paros têm uma charmosa vila praiana que são simplesmente irresistíveis. Paros é famosa pelo seu mármore, foi daqui a pedra para esculpir a famosa Vênus de Milo e para o túmulo de Napoleão Bonaparte. Por ser o centro de sistema de ferry boat, a cidade vive cheia.

20140709_210425

Paros tem dois portos Paroikia e  Naousa, uma pequena e charmosa Mykonos, que tem crescido muito no turismo. São diversos restaurantes em uma baía com o mar laminado, servindo frutos do mar frescos, acompanhando de um bom branco ou rosé. A diversão é se perder nas ruelas brancas entrelaçadas, como um labirinto, com diversas lojinhas, bares, que desembocam em lugares diferentes da baía. Um charme.

20140709_211102

A praia é um capítulo à parte, são várias opções na ilha principal, como Piso Livadi, Kamínia e Chysti Akti. Mas a programação mesmo é pegar um barco (saem vários de ambos os portos) para Antíparos, uma ilha “anexa” a Paros. A água é de uma transparência impressionante, um turquesa lindo, que dá para ver o fundo até uma grande profundidade.

20140709_150006

 

Na praia de Agios Georgios espreguiçadeiras são disponibilidades a um preço justo (8 euros duas cadeiras e guarda-sol), é uma baía protegida, com um pontão de areia banhado pelo mar, aí é só aproveitar o belo dia e este paraíso.

IMG_20140709_232302

 

 

Para entender as ilhas gregas: ao fazer o roteiro, me deparei com seis complexos de ilhas na Grécia (mais Creta), ou seja, precisaria de algumas viagens para conhecer todas. As mais conhecidas, Santorini e Mikonos, são parte das Cíclades (circulares), que tem este nome por rodear Delos, antiga capital econômica e religiosa da Grécia. DelosMilos, Íos e Paros integram as Cíclades. As ilhas Jônicas são muito procuradas por sua beleza, mas ficam no mar Jônico (oeste da Grécia, perto da Albânia), bem distantes de Atenas. Mais próximas da capital grega está as Argo-Sarônicas (Hidra). Ainda tem as ilhas Espórades e Eubéia, Nordeste do Mar Egeu, Dodecaneso e Creta. Haja férias. Que boa notícia! Um bom motivo para manter este paraíso no radar de lugares para viajar.

 

Booking.com

Posts relacionados