Um dos grandes sítios arqueológicos da Grécia, fica em uma ilhota pequena e desabitada, Delos, terra onde a lenda diz que Leto deu à luz a Artemis e Apolo

Ilha de Delos respira história, por ser o local de nascimento dos deuses gregos Apolo e Atemis,  se tornou local de peregrinação. Na pequena ilha sagrada de 5km por 2,5km viveram mais de 25 mil pessoas na sua época áurea. Centros comerciais, templos, residências,  teatro grego e um museu são parte do complexo histórico da maior ilha grega das Cíclades, datados de 300 a.C. Em 700 a.C. Delos era um importante centro religioso, mais tarde se tornou um importante porto comercial. Hoje é um museu arqueológico ao livre.   É possível ver não só ruínas,  mas também colunas e mosaicos originais.

IMG_20140710_175839

 

A região recebeu o nome de Cíclades por circundar Delos,  por sua importância religiosa e comercial, e também devido sua localização. Destaque para a Casa da Cleopatra onde possui duas estátuas dos donos da casa (não é da rainha egípcia), Casa de Dionisio, Casa de Baco (que leva este nome pelo rico mosaico em homenagem ao deus do vinho entre as colunas), Casa do Tridente, Templo de Hera, Terraço dos leões, Santuários dos deuses estrangeiros, Santuário de Apolo e o Lago Sagrado.

IMG_20140710_1812351

 

Delos teve seu auge nos templos helinísticos, onde abrigou comerciantes de diversos países, entre eles Síria e Egito. Por isto, é possível encontrar templos a deuses destes povos, mas Apolo continou sendo a principal divindade.

IMG_20140710_181220

Leve água, comida, chapéu e muito protetor, a terra é quente e não tem estrutura alguma.

 

Para entender as ilhas gregas: ao fazer o roteiro, me deparei com seis complexos de ilhas na Grécia (mais Creta), ou seja, precisaria de algumas viagens para conhecer todas. As mais conhecidas, Santorini e Mikonos, são parte das Cíclades (circulares), que tem este nome por rodear Delos, antiga capital econômica e religiosa da Grécia. Milos, Íos e Paros integram as Cíclades. As ilhas Jônicas são muito procuradas por sua beleza, mas ficam no mar Jônico (oeste da Grécia, perto da Albânia), bem distantes de Atenas. Mais próximas da capital grega está as Argo-Sarônicas (Hidra). Ainda tem as ilhas Espórades e Eubéia, Nordeste do Mar Egeu, Dodecaneso e Creta. Haja férias. Que boa notícia! Um bom motivo para manter este paraíso no radar de lugares para viajar.

Booking.com

Posts relacionados