Key West, a cidade mais ao sul dos Estados Unidos, é um convite para desacelerar, curtir o dia na praia com um mar azul turquesa, apreciar o pôr do sol e comer a famosa Key Lime Pie

Key West é a última cidade da Florida Keys, um arquipélago formado por mais de 1500 ilhas e ilhotas apelidado de “Caribe dos Estados Unidos”. Não precisa de muito tempo na região para entender o motivo do apelido carinhoso. Aliás, bastam alguns segundos admirando o mar em diversos tons de azul que tudo se esclarece.

A charmosa Duval Street (Foto: Tina Bornstein)

Para chegar em Key West é necessário pegar a Overseas Highway, uma das estradas mais lindas do mundo (matéria aqui), e a viagem já valeria a pena apenas por esse motivo. Mas, o pequeno local que já foi a cidade com maior renda per capita do país, esconde tantos outros atributos que garantimos: se tornará um dos seus destinos prediletos na Flórida.

A cidade é pequena e a recomendação é deixar o carro estacionado, calçar sapatos confortáveis e se preparar para caminhar. Comece desbravando a movimentada e principal avenida, a Duval Street, lotada de comércios locais, bares, restaurantes e cafés; vale se perder por suas travessas e ruazinhas paralelas para curtir mais da arquitetura colonial do século 19 que predomina na região e faz parecer que estamos em um set de filmagem. Aliás, essa mesma avenida virá point de happy hour a partir das 17h, onde quase todos os bares e pubs oferecem alguma “atração” especial que vai de double drinks a música ao vivoDica: um dos bares mais famosos da cidade é o Sloppy Joe’s, bar em que o escritor Hemingway costumava apreciar seus drinques favoritos, como Daikirii e Mojito, quando morava na região. As bebidas não são incríveis, mas é um local histórico e vale ser visitado.

Um dos locais mais fotografados em Key West é o Southernmost Point, o ponto mais ao sul dos Estados Unidos, enfrente uma pequena fila e tire uma foto bem “sou turista”!

Southernmost Point (Foto: Tina Bornstein)

Outro ícone de Key West é o pôr do sol, considerado por muitos o mais bonito dos Estados Unidos, realmente é encantador apreciar o fim do dia por lá. E todos os dias, por volta das 17h, uma multidão se reúne no famoso Mallory Square para o Sunset Celebration (Celebração ao pôr do sol) com direito a aplausos quando o sol se esconde, malabaristas, mágicos e músicos entretendo os visitantes, food trucks e barraquinhas de comida, casais apaixonados tirando fotos e barcos à vela curtindo o vai e vem do mar em frente a praça. Ou seja, um lugar descontraído e que rende, além de um pôr do sol inesquecível, ótimas fotos – vá com a bateria do celular carregada.

A cidade é tão charmosa que foi a escolhida pelo escritor Ernest Hemingway, autor de obras como O Velho e o Mar, As neves do Kilimanjaro, Por quem os Sinos Dobram e Adeus às Armas, como residência e, hoje, sua casa virou um museu. Vindo de Cuba para os Estados Unidos nos anos 1930, depois de famoso Hemingway comprou um bonito casarão avarandado e dono de uma piscina sem precedentes para a época – onde viveu durante dez anos com sua esposa. Vale a pena visitar o museu que conta com mobiliário original e itens pessoais do escritor, além de 56 gatos, todos eles descendentes de Show White, uma das gatas do escritor, que havia apenas seis dedos nas patas e passou essa herança para as outras gerações. O ingresso inclui um tour guiado para quem quiser saber mais sobre esse ícone da literatura americana.

Um dia reservado ao Dry Tortuga Nacional Park

Dry Tortuga Nacional Park (Foto: Tina Bornstein)

Um outro passeio que vale muito a pena na cidade é conhecer o Parque Nacional Dry Tortuga, uma ilha e reserva ambiental cercada por água transparente e recifes de corais e considerada um dos melhores pontos para mergulho da Florida Keys. É possível chegar de duas maneiras: um hidroavião ($342 por pessoa) ou de balsa ($ 180 por pessoa) e para entrar é necessário pagar uma taxa de $ 15 por pessoa. O Viagem&Gastronomia foi de hidroavião e garante que vale muito a pena, o voo dura cerca de 35 minutos e a espetacular vista aérea da região e a sensação de pousar na água são inesquecíveis.

Uma vez em Dry Tortuga leve seu pé de pato e snorkel para mergulho (apenas uma empresa fornece esse passeio aéreo, a SeaPlane Adventures, e oferece aos clientes os equipamentos) e se prepare para ver de perto peixes de todos os tamanhos num ambiente paradisíaco. Toda a ilha é cercada pelo Fort Jefferson, construção do século XIX e terceiro maior forte americano, que serviu como prisão durante a Guerra Civil Americana e, hoje, é cenário para belíssimas fotos na ilha. Caminhe em cima das muralhas e aprecie a vista sem moderação.

O passeio em Dry Tortuga pode durar meio dia ou o dia inteiro e, apesar da ilha não ter restaurante ou bar e os visitantes terem que levar seu próprio lanche e bebidas, vale a pena ir cedo e voltar apenas no voo que sai no final da tarde e permite admirar o pôr do sol nas alturas. Mergulhar, tirar fotos no Fort Jefferson e depois deitar na areia branquinha e fofa da praia curtindo uma paisagem maravilhosa faz o tempo passar mais rápido do que gostaríamos.

Key Lime Pie (Foto: Tina Bornstein)

A cidade da Key Lime Pie 

Impossível visitar Key West e não experimentar a sobremesa oficial da região, a Key Lime Pie. Feita com massa de biscoito triturado, leite condensado, ovos e suco de pequenos limões verdes ( chamados em inglês de ‘Lime’, são menos ácidos que o nosso limão taiti), a torta é menos doce do que a nossa tradicional torta de limão brasileira e tem em praticamente todos os restaurantes e cafés da cidade. Nossa sugestão: experimente em todos os lugares que puder e faça seu próprio ranking das prediletas!

Calor o ano inteiro! 

Na Florida Keys o sol aparece o ano inteiro e sua alta temporada é justamente no inverno, entre novembro e fevereiro, quando europeus e americanos de outros estados fogem do frio de suas cidades em busca de calor. Apesar do tempo ser bom o ano inteiro, vale lembrar que a Florida Keys está na rota dos furacões, com mais propensão de ocorrer entre os meses de agosto e outubro.

*A jornalista viajou a convite do Visit Florida. 

Posts relacionados