Locais reconhecidos como patrimônio histórico estadual pelo Condephaat preservam a história do Estado de São Paulo e levam o visitante a uma viagem ao passado 

São diversos monumentos e prédios tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e que guardam a memória de gerações no interior. Selecionamos, com a ajuda da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, estes patrimônios que valem conhecer. Entre os destaques estão o Centro Histórico de São Luiz do Paraitinga, Teatro de São João da Boa Vista e Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão.

Brodowski / Museu Casa de Portinari (343 km de SP)

O Museu tem como principal objetivo preservar a memória e difundir a história do pintor Candido Portinari e está localizado em Brodowski, a 343 km da capital. Inaugurado em março de 1970, o Museu Casa de Portinari tem no imóvel em que está localizado uma das suas principais atrações. Foi nele que Candido Portinari, renomado pintor da arte moderna brasileira, viveu durante toda a infância e parte da adolescência. Seus cômodos e anexos contam a história do artista e guardam suas obras, bem como desenhos, estudos, objetos pessoais e profissionais, utensílios, móveis e documentos que lhe pertenceram.

Ateliê

A coleção de maior expressividade do Museu é constituída por pinturas murais, nas técnicas de afresco e têmpera, realizadas pelo próprio pintor nas paredes de sua casa. Os trabalhos são bem variados, desde os primeiros estudos na fase de formação a obras-primas executadas quando Portinari já era um pintor reconhecido. O Museu também possui uma sala de pesquisa com vasto material sobre o artista, entre livros, revistas, catálogos, reportagens e artigos jornalísticos publicados no Brasil e no exterior.

Endereço: Praça Cândido Portinari, 298 – Brodowski – SP

Campos do Jordão/ Museu Felícia Leirner

O Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, foi inaugurado em 1978, pela artista que dá nome a ele. Felícia nasceu na Varsóvia (Polônia), em 1904, e veio para o Brasil, país que adotou como pátria, em 1927. Característica marcante de sua personalidade era a paixão pelos animais e a natureza, refletida em suas obras. Em 1962, a artista trocou a cidade de São Paulo por Campos de Jordão em busca de uma vida mais simples junto à natureza. Em 1982, concluiu sua produção para o Museu, que pode ser conferida pelos visitantes e moradores da região, com atividades e oficinas durante todo ano.

Felicia

Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, nº 1880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão (SP)

São Luiz do Paraitinga / Centro Histórico

Localizada no topo da Serra do Mar, a meio caminho entre Taubaté e Ubatuba, a cidade de São Luiz do Paraitinga teve sua fundação oficial em 1769. No século XIX, a economia cafeeira promoveu o desenvolvimento da região, refletindo sobre São Luiz do Paraitinga que, além de produzir uma variedade de gêneros agrícolas, tornou-se centro de abastecimento das tropas que transportavam o café do Vale do Paraíba para o litoral. A cidade possui áreas de grandes sobrados, predominantemente do século XIX. O conjunto é formado por 171 edificações, em sua maior parte de uso residencial. Além disso, há 262 casas populares, de um ou dois pavimentos, de uso residencial e pequeno comércio. Ao passar pela cidade, visite o Museu Oswaldo Cruz, onde nasceu o conceituado médico sanitarista, na Rua Oswaldo Cruz, 4, Centro. Ambos são tombados pelo Condephaat.

Endereço: São Luiz do Paraitinga fica a 173,8 km de São Paulo

Tupã / Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre”

Criado em 1966, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre na cidade de Tupã, a aproximadamente 520 km da capital. Reúne uma das mais importantes coleções etnográficas do país. Seu acervo é composto de 24 mil itens entre objetos e documentos relativos à cidade, animais taxidermizados, e, em sua maioria, pela coleção etnográfica que representa diversas nações indígenas brasileiras. São instrumentos de caça, de trabalho, de uso doméstico e de outras atividades do cotidiano, em conjunto com arte plumária, cerâmica e objetos de rituais.

india nanuire
Endereço:
 Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP

Santana do Parnaíba / Capela de Nossa Senhora da Conceição 

Ao passar por Santana de Paranaíba, visite a Capela de Nossa Senhora da Conceição, patrimônio tombado pelo Condephaat, que foi construída em 1687, na propriedade do capitão Guilherme Pompeu de Almeida, dono de terras e financiador de bandeira de caça ao índio e procura de ouro. A capela, de pequenas dimensões, foi construída em taipa de pilão e pau-a-pique. Em seu interior, encontra-se um retábulo em talha dourada e pintada, duas imagens e dois tocheiros antropomorfos. A capela foi praticamente reconstruída, restando pouco da construção original.

Endereço: Estrada da Capela Velha, s/n, Voturuna – Santana do Parnaíba (SP)

 

São João da Boa Vista / Teatro São João da Boa Vista

Em 1911, a proposta de se construir um teatro na cidade era tema de discussões na Câmara Municipal que, inicialmente, concedeu permissão ao major José Evangelista de Almeida para executá-lo, e, em seguida, à Sociedade Anônima Companhia Teatral Sanjoanense. O edifício, de sólida construção, foi projetado pelo arquiteto italiano J. Pucci e construído por Antonio Lanzac. A estrutura metálica e o cimento utilizados vieram da Alemanha e as telhas de Marselha, na França. Após o tombamento, pelo Condephaat em 1981, teve início a obra de restauração. No ano 2000 o prédio recebeu uma série de melhorias e hoje é aberto para visitação.

Teatro Sao Joao da Boa Vista

Endereço: Praça da Catedral, 22, esquina com a Rua Antonina Junqueira – São João da Boa Vista (SP)

*Fotos divulgação

Posts relacionados