Quer fugir da folia e aproveitar para descansar e repor as energias no Carnaval? Confira oito lugares em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul para se desconectar durante o feriado

Minas Gerais:

Serra da Canastra

Famoso por ser dono de belas cachoeiras, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um verdadeiro paraíso. Quem quer curtir o Carnaval perto da natureza e distante da muvuca da cidade é o lugar ideal. O parque dispõe de diversos tipos passeios, como a visita até a Cachoeira Casca D’Anta, a mais alta queda d’água do rio São Francisco, com 186 metros de altura. Além disso, conta com inúmeros estilos de trilhas – algumas incluem o safari fotográfico, que possibilita ver de perto os animais locais, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará.

Cachoeira da Parida, Serra da Canastra (Foto: divulgação)

Monte Verde

O município, localizado na Serra da Mantiqueira, região na divisa do estado de Minas Gerais e São Paulo é puro charme. Por lá, os visitantes conseguem desfrutar de uma natureza exuberante, diversos sítios arqueológicos, campos lindos e um friozinho agradável. Perto dali estão outros destinos adorados pelos paulistas, como: Campos do Jordão,  Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. Além disso, conta com as delícias mineiras, como a gastronomia local e pontos históricos, repletos de cultura e arte, é o caso da Catedral de Nossa Senhora Aparecida e a Igrejinha dos Morrinhos. 

São Paulo:

Juquehy

Para quem quer curtir a praia no Carnaval, mas foge do agito, conheça Juquehy. Situada em uma área de preservação ecológica da Mata Atlântica, entre as montanhas do Parque Estadual da Serra do Mar e o oceano Atlântico, no município de São Sebastião, costuma encantar os visitantes com sua beleza. O local conta com águas transparentes, uma praia superconservada, além disso, dispõe de cachoeiras e rios que servem como caminho para trilhas de bicicleta, jipe e caminhadas. Conta com uma ótima infraestrutura para receber os frequentadores, com comércio e serviços. 

Campos do Jordão

Situada na região da Serra da Mantiqueira, na área que faz parte do estado de São Paulo, a cidade é uma das mais encantadoras do país. Por lá, os visitantes encontram uma arquitetura com estilo suíço e alemão- muito charmoso!-, além disso, uma natureza linda e passeios deliciosos. A cidade, ao mesmo tempo, é animada, e conta com restaurantes, hotéis e centros comerciais de qualidade. O município é rodeado pelas florestas, caracterizadas pela vegetação de pinheiros, além dos animais em risco de extinção, como pumas e jaguatiricas.

Campos do Jordão (Foto: Pixabay)

Rio de Janeiro: 

Armação de Búzios

Quando se pensa em Carnaval, Rio de Janeiro é um dos primeiros locais que vem à cabeça. Sim! A capital carioca é conhecida pela folia, mas se engana quem pensa que o estado não tem destinos tranquilos, para quem procura a calmaria. Conhecido também como Búzios, o município fica na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. O local mescla a simplicidade praiana com o comércio sofisticado, tudo isso rodeado por uma beleza cinematográfica, que tira o ar de qualquer visitante. O destino ficou famoso na década de 60, após uma visita da atriz francesa Brigitte Bardot à antiga vila de pescadores.

Armação de Búzios (Foto: Hernán Molinari)

Penedo

Também na Serra da Mantiqueira, o lugar é conhecido como Pequena Finlândia, pois surgiu após a chegada de imigrantes finlandeses. Assim como a maioria dos locais da região, o município é presenteado por uma natureza de tirar o fôlego. Um dos passeios mais famosos é a visita à Cachoeira de Deus- queda d’água de 15 metros, tendo acesso por uma trilha leve. Além disso, os visitantes podem fazer outras trilhas no Parque Nacional de Itatiaia e passeios a cavalo. Durante à noite, pode-se desfrutar de casas com ótima culinária, além de aproveitar as pequenas lojas com chocolates locais.

Rio Grande do Sul:

Gramado

Gramado é uma cidade rodeada de montanhas. É famosa pela grande influência de colonos alemães do século XIX- na arquitetura, estilo de vida dos locais, gastronomia, entre outras coisas. A cidade é puro charme, composta com um vestígio bávaro, chocolaterias, chalés alpinos e lojas de artesanato. Além disso, é lá que está o Lago Negro e as montanhas da Serra Gaúcha, que proporciona aos visitantes experiências como: aluguel de barcos e caminhadas na floresta, trilhas e alpinismo.

Bento Gonçalves

Também no Rio Grande do Sul, o local costumava ser um distrito da cidade de Montenegro. Bento Gonçalves era povoada por índios caigangues, porém, foi no final do século XIX que a região foi colonizada e levou europeus para a área. Atualmente, o município é conhecido por sua produção de uva e vinho e visitar suas vinícolas se tornou um dos passeios favoritos dos turistas. É o caso da Casa Postal Vinícola & Bistrô, Vinhos Larentis, Vinícola Torcello e várias outras.
Vinícola em Bento Gonçalves (Foto: Pixabay)

 

 Veja também:

 
Booking.com

Posts relacionados