Uma série de requisitos são necessários para que um lugar seja “instagramável”, como luz, elementos cênicos, cores, itens exclusivos… Estes três lugares que visitamos em Baja California, no México, preenchem todos.

Cafeteria la Stazione
Tem algo mais hipster do que um café? No caso dessa cafeteria, além do barista ser um contador de histórias, Alex Ruiz, o lugar em si é ótimo para fotos. Seja em uma estante cheia de objetos cênicos (como radiola antiga, letras luminosas, plantas e revistas) ao lado do balcão, seja pelos desenhos em cima do espresso, que sai quentinho. O lugar serve de local de trabalho para quem está de passagem pela cidade e, para os locais, de ponto de encontro ou pausa para a leitura de um livro.

Em um pátio dentro da cafeteria, nos fundos, há pinturas pela parede e mesas, daquelas altas, para jogar papo fora e degustar o seu café. Há diferentes tipos de rosquinhas (bem americanas), com desenhos mil e, claro, você pode levar grãos torrados para casa para fazer a sua própria coa.

Av. Ensenada 2278, Defensores de Baja California, 22040 Tijuana / Tel.: +52 664 800 9233

Cervejaria Teorema
Os mexicanos são apaixonados por cerveja tanto quanto os brasileiros e entraram na onda das artesanais. Há um hotspot na principal via de Tijuana, com luminoso neon na fachada, chamando para degustar (na verdade, é um desenho geométrico, mas tudo bem). Lá dentro, o pé direito é algo, as paredes de cimento queimado e ladrilhos brancos, com mesas de madeira e detalhes em preto. Tudo isso dá aquela atmosfera rústico-futurista, assim como os desenhos gigantes das paredes.

Tudo isso parece cenário para fotos lindas e, consequentemente, likes… muitos likes. Além de geladeira com cervejas de diferentes partes, as torneiras têm sabores especiais (de claras e escuras, muitas saborizadas). Se você pede uma degustação, as mini-taças vêm em um apoio de madeira. Mais outra coisa que vai bombar nas redes. Outra coisa bacana é que eles têm uma coleção de roupas com elementos geométricos da marca, com camisetas e bonés.

Av. Revolución 1332, Zona Centro, 22000 / Tel: +52 664 210 0390

Hotel One Bunk
Por trás do letreiro neon do antigo Hotel Laffayette, esconde-se um hotel com cara de casa. Não tem recepção, mas o guest de recebe na porta, tem segurança e tudo. Pelo método nada convencional de aluguel dos quartos dá pra saber que ali não se trata de um espaço comum. Eles locam os quartos via Airbnb. E a decoração segue o hype futurista: madeira, cimento queimado, plantas, neon… Na sala principal, quadros e discos espalhados pelo cômodo, além de um lustre feito com raquetes de tênis.

Outro letreiro luminoso em neon chama atenção (com a frase: que este seja um grande dia), além dos detalhes de plantas e discos de diferentes ritmos. Nos quartos, mais arte. Além da decoração minimalista, nas paredes astronautas que são verdadeiras obras de arte (feitas pelo artista Victor Lebowski, mais conhecido como Tijuanauta).

E lugar hipster que se preze, claro que lá dentro tinha que ter uma barbearia com uma só cadeira. Bem exclusivo!

Av. Revolución 920, Zona Centro, 22000 Tijuana / Saiba mais no AirBnb.


Fotos: Acervo Pessoal

Não deixe de ler: 

Comida de rua: 5 lugares para conhecer já em Baja California, no México

Posts relacionados