Naples fica a aproximadamente duas horas de carro de Miami e é a mais famosa cidade da Paradise Coast, região colada ao Golfo do México, na Flórida. Espere encontrar um mix de praia tranquila, um pequeno centrinho recheado de lojas, badalados restaurantes e cafés, pores do sol inesquecíveis e hotelaria de luxo

Motivos não faltam para incluir Naples em sua próxima viagem à Flórida. A cidade é um reduto de tudo aquilo que mais gostamos: boas lojas, ótima gastronomia, bons hotéis, praia com areia branquinha e – muitas vezes – com direito à visita de golfinhos, um jardim botânico de tirar o fôlego de tão lindo e bem cuidado, zoológico para os pequenos, centrinho charmoso para caminhar sem pressa e um pôr do sol inesquecível.

Famosa por ser o refúgio de endinheirados americanos e europeus que fogem do rigoroso inverno de suas cidades para aproveitar o clima sempre quente de Naples, a temperatura por aqui, no inverno, fica em torno de agradáveis 24°C, já no verão, na casa dos 32°C. Ou seja, itens essenciais na sua mala: protetor solar, traje de praia e óculos de sol. Malas prontas? Pegue a estrada rumo a Naples (saindo de Miami leva cerca de 2 horas).

trike-naples-florida
Passeio de trike por Naples (Foto: Tina Bornstein)

Existem opções de hospedagens para todos os bolsos e gostos. O mais famoso hotel da cidade é o Ritz-Carlton, com duas unidades, eles foram um dos grandes responsáveis em colocar Naples na rota de luxo. Uma das unidades é o Ritz-Carlton Golf Resort, ou seja, se você é fã do esporte esse é o seu hotel, e o outro é o Ritz-Carlton Naples, com seis restaurantes, uma gigantesca piscina e de frente para a linda praia com o mar do Golfo do México. Quando entrar no lobby e se deparar com a máquina de Moet Chandon já entenderá o luxo que é o estabelecimento! Nenhum dos dois é muito perto do centrinho, mas eles disponibilizam transporte para alguns pontos da cidade.

Entre os passeios que indicamos em Naples alugar um trike (um triciclo elétrico onde você pode ir em pé ou sentado) e fazer um tour de 90 minutos pela cidade está na lista dos “programas pega turista” que precisa ser feito. Garantimos que renderá boas risadas e é uma maneira prática para um passeio geral pela cidade ao lado de um guia que contará algumas curiosidades. O tour sai do Tin City, cheio de restaurantes e lojinhas de souvenirs, e passa por locais como Naples Pier, The Beach, 3rd Avenue, Tommy Bahamas, Crayton Cove, Naples City Dock, Bayfront & Famous Palm Cottage. Termine o passeio devolvendo o trike no Tin City e aproveite para fazer um lanche, no melhor american style, no Pinchers. O restaurante é zero frescura e vive lotado de locais e turistas atrás de seus frutos do mar, peixes e friturinhas com bons preços e porções bem servidas.

 

Veja também:
Flórida Keys e uma das estradas mais lindas do mundo
Key West, o Caribe dos Estados Unidos, na Flórida
O melhor da gastronomia em Fort Lauderdale

 

Restaurante The Continental, em Naples (Fotos: Tina Bornstein)
Restaurante The Continental, em Naples (Fotos: Tina Bornstein)

Para quem não abre mão de boas compras vale caminhar pela Fifth Avenue South e pela Third Street South que, além de charmosas, são responsáveis por hospedar os mais badalados restaurantes e bares e são lotadas de lojas e galerias de luxo de marcas locais. Quando a fome bater vá ao Continental Naples (recomenda-se fazer reserva), que fica na 1205 Third Street, o espaço é disputado, com charmosas mesas ao ar livre e um menu famoso por suas carnes e, claro, frutos do mar fresquíssimos. As sobremesas da casa também são deliciosas e valem as calorias (a torta de abóbora é sazonal, mas se no dia que for tiver, peça!).

O charmoso The Continental, em Naples (Foto: Tina Bornstein)
O charmoso The Continental, em Naples (Foto: Tina Bornstein)

Outro paraíso das compras é o Waterside Shops, um espaço a céu aberto, com lojas como: Salvatore Ferragamo, Banana Republic, Gucci, Saks Fifth Avenue, Kate Spade, entre outras. Por lá, uma deliciosa e saudável opção para a hora da fome é o True Food Kitchen, com várias unidades espalhadas ao redor do país, a rede tem feito sucesso com suas saladas, bowls e cardápio que especifica o que é gluten free, o que tem lactose, o que é vegano ou vegetariano, as calorias de cada prato etc. Um local que consegue oferecer comida saudável com muito sabor. O cardápio muda a cada estação, mas se na sua visita tiver os dumplings de edamame e a couve-flor grelhada com molho tahini de entrada, valem a pena, assim como o pad thai com camarão e o macarrão de abóbora. De sobremesa, o pudim de chia com coco é surpreendente ou se jogue sem culpa no bolo de chocolate com caramelo.

true-food-kitchen-naples
Restaurante True Food Kitchen, em Naples, opções saudáveis e saborosas (Fotos: Tina Bornstein)
naples-botanical-garden-asiatico
Jardim Botânico de Naples (Foto: Tina Bornstein)

Um programa que precisa estar no seu roteiro é visitar o Naples Botanical Garden ou Jardim Botânico de Naples. Absurdamente bem cuidado, com 170 acres de terreno, lagos, obras e esculturas que se misturam nos jardins (lembra um pouco Inhotim, em Minas Gerais) separe boas horas do seu dia para andar sem pressa e curtir toda a beleza do local.

São sete jardins temáticos dedicados à flora dos Estados Unidos, do Caribe, do Sudoeste Asiático e do Brasil, esse celebra a rica variedade biológica do nosso país e os projetos visionários do paisagista Burle Marx, considerado um dos arquitetos paisagistas mais influentes do século XX ou o “pai da arquitetura paisagística moderna”. 

Para as crianças o Naples Botanical Garden tem uma área especial, o Smith Children’s Garden. Por lá, os pequenos podem fazer uma viagem passando por árvores, mar e todos os ecossistemas nativos da Flórida – e o mais legal, durante a trilha elas podem criar uma obra-prima com giz, subir até o topo da casa da árvore ou explorar o rio de grama a partir da perspectiva de uma aranha. Além disso, ainda podem brincar nas fontes de água, regar as plantas e apreciar as borboletas na Pfeffer-Beach Butterfly House. Outro lugar que as kids adoram é o Naples Zoo at Caribbean Gardensassim como pegar o carro e ir até o Parque de Nacional de Everglades (cerca de 40 minutos de Naples) para fazer um passeio de airboat (um barco movido à hélices) atrás de crocodilos no famoso pântano da Flórida.

 

naples-botanical-garden
Naples Botanical Garden (Fotos: Tina Bornstein)

Impossível falar de Naples sem mencionar seu pôr do sol – uma atração que deve ser apreciada todos os dias da sua viagem por lá. Um dos lugares mais disputados para assistir esse espetáculo da natureza é o Naples Pier (que vale ser visitado em todas as horas do dia, pois é lindo!). Aqui, a dica é apreciar esse momento estando na areia da praia e não em cima do píer – deixa ele ao fundo, junto com o sol, para aquela foto perfeita.

sunset naples
O lindo pôr do sol de Naples (Foto: Paulo Basso Jr.)

Outro ótimo local para de despedir do dia é o balcão do Sunset Beach Bar, junto ao Naples Beach Hotel, ele é aberto a não hóspedes e garante visão privilegiada com acesso à areia. Também recomendamos o passeio de barco (a Naples Princess Cruise oferece esse serviço) para curtir esse momento, além de aproveitar o tour para apreciar as mansões beira-mar de Naples. O grande barco oferece petiscos e espumante para brindar o pôr do sol.

Dicas de onde comer em Naples:

ceviche-naples
Ceviche do Timeless Pizza, em Naples (Foto: Tina Bornstein)

The Local Restaurant: a prova de que as aparências enganam. O restaurante fica afastado do centro e em um mini centro comercial nada charmoso. Esqueça a primeira impressão e aproveite o menu feito apenas com ingredientes locais, no melhor conceito farm and sea-to-table. Se jogue sem medo em qualquer salada da casa, fresquinha e crocante, na barriga de porco que desmancha na boca, no gnocchi com ragú de porco e ricota fresca e na torta doce de fruta da casa. Uma delícia!

21 Spices by Chef Asif: a casa é um convite à Índia, com ingredientes frescos da estação, apresentação moderna e, claro, muitas especiarias!  Abre apenas para o jantar e o ambiente é mais formal. Os frutos do mar com leite de coco e curry é uma delícia, mas mesmo escolhendo a opção sem pimenta…é apimentado para o padrão brasileiro.

Timeless Pizza: o restaurante é uma graça, com mesas ao ar livre e um charmoso salão. As pizzas com massa fininha são as grandes estrelas da casa, mas as entradas também são deliciosas, como as ostras à milanesa e o ceviche com camarão. Para finalizar peça a Key Lime Pie.

naples-pier-dia
O lindo Naples Pier (Foto: Tina Bornstein)

*A jornalista viajou a convite do Visit Florida e ficou hospedada no Naples Bay Resort & Marina.

Posts relacionados