Por Cleber França

Quais destinos estão bombando? Quais as principais tendências do mercado de turismo?

Acompanhamos um dos principais eventos internacionais do turismo de luxo, a Virtuoso Travel Week, direto de Las Vegas. O evento é considerado a “Semana de Moda” do turismo, onde garimpamos viagens e tendências em destinos inigualáveis pelo planeta. Virtuoso é a rede líder de agências especializadas em viagens e experiências de luxo. O selo conta ainda com um portfólio completo de 1.800 hotéis, resorts, cruzeiros, companhias aéreas e operadoras de turismo. Fazem parte também os destinos mais cobiçados, que movimentam mais de US$ 25 bilhões em vendas anuais. Isso torna a grife a maior potência no segmento de luxury travel.

Destinos internacionais para aproveitar até o final de 2019

A pesquisa mais recente da Virtuoso apontou quais são os destinos que aliam viagem e experiência. França, Portugal e Itália, apesar de sempre estarem na mira dos brasileiros, principalmente por suas rotas enogastronômicas, permanecem invencíveis no topo da lista.  O estudo revelou uma ligação direta entre estes destinos e suas vinícolas, com todas as suas mordomias. Houve um crescimento representativo de mais de 48% para as reservas em acomodações e propriedades que produzem vinhos e azeites premium. Outro fator que impulsiona estes resultados são as reservas para almoços e celebrações de datas especiais. Quando o assunto é destino incomum, entre os mais procurados estão: Islândia na Europa, Alasca na América do Norte, Ruanda na África, Butão e Sri Lanka na Ásia. Viagens para estes lugares proporcionam além do cenário gastronômico e cultural, momentos singulares como: observar a aurora boreal, fazer um emocionante safari para observar gorilas, surfar em ondas em praias pouco exploradas, conhecer monastérios secretos e descobrir as encantadoras plantações de chá.

Safari com gorilas (Foto: divulgação)
Safari com gorilas (Foto: divulgação)

Hoje sabemos que as prioridades de viagens entre os brasileiros são: viagens em família, destinos litorâneos e, por último, as viagens românticas. Montar o seu próprio roteiro e acompanhar cada detalhe de uma trip ficou muito mais fácil. Mas nada substitui o conhecimento avançado dos consultores de viagem e suas ferramentas únicas para reservas, upgrades e cuidados que somente uma agência especializada pode proporcionar. Isso torna a viagem muito mais agradável e evita possíveis dores de cabeça.

E por que não fazer um cruzeiro?

Cruzeiro no Alaska (Foto: divulgação)
Cruzeiro no Alaska (Foto: divulgação)

Os cruzeiros estão cada vez mais sofisticados e exclusivos, sempre inovando e trazendo propostas como o “Experience Travel” com destinos cada vez mais incomuns e exóticos. A armadora Silver Cruise, por exemplo aposta em sofisticadas rotas de imersão profunda com a natureza. Já imaginou participar de uma expedição onde você pode nadar com leões marinhos em Galápagos ou visitar uma colônia de pinguins em meio as geleiras Árticas? Esses são apenas alguns dos privilégios que os amantes de viagens para novas descobertas podem desfrutar.

Terra do sol nascente em alta: o Japão, que pouco esteve no radar dos brasileiros, hoje está entre os 3 países mais desejados, apontou a pesquisa da Virtuoso.

Uma ilha para chamar de sua

Turks-and-caicos-Beaches-(foto-divulgacao(destino))
Turks and Caicos (Foto: divulgação)

Para os apaixonados por destinos exclusivos, existem ilhas paradisíacas e sem aquele agito que estamos acostumados.
Turks and Caicos, Madagascar, Polinésia Francesa e Anguila figuram no topo do ranking quando o assunto é exclusividade, mordomias e serviços personalizados, emoldurados em cenários com longas faixas de areia e águas no tom azul turquesa.

A promessa vai muito além do tradicional “sombra e água fresca” ou por que não dizer: um drinque típico local!

E para quem não dispensa o maior conforto possível, todas as ilhas citadas possuem hotéis de primeiríssima qualidade, sejam eles hotéis boutique ou maiores, com vista para o mar e que incluem jantar do chef no quarto até serviço de mordomo pesssoal.

Desejo dos brasileiros

Mas se a proposta for fazer uma viagem no Brasil os dois destinos abaixo são os que estão mais em alta:

Jericoacoara ganhou o terceiro lugar, sim Jericoacoara! Famosa pelas redes que ficam nas praias, ganhou o gosto definitivo dos brasileiros, principalmente pela sua culinária caprichada e por cenários pra lá de “instagramáveis” em seus momentos relax.

Trancoso ocupa o segundo lugar com todo seu charme e simplicidade. A quase vila, fica a 600 km da capital baiana e promete uma paisagem ainda mais rústica, mas sem perder a mordomia. Por aqui, se você busca agitação e boas festas viaje nas altas temporadas. O Réveillon em Trancoso já caiu no gosto dos jovens e a vida noturna ganha festas especiais para este período.

Conhecida como a praia mais linda de todo planeta, Fernando de Noronha ocupa a merecida pole position. A ilha, verdadeiro santuário ecológico reverenciado em todo o mundo e cercada de água verde turquesa, ganhou o coração dos brasileiros e dos estrangeiros. É em Noronha que fica também a praia mais linda do mundo com direito a premiação internacional: deixa para trás até a famosíssima Grace Bay em Turks and Caicos. Conhecida também pela preservação da vida marinha, programar mergulhos em Noronha ( sejam de snorkell ou cilindro) é obrigatório!

Fernando de Noronha, o destino mais desejado no Brasil (Foto: Shutterstock)
Fernando de Noronha, o destino mais desejado no Brasil (Foto: Shutterstock)

Uma dica de ouro em Fernando de Noronha é reservar um jantar no restaurante Cacimba: a comida por lá é deliciosa!

Turismo Consciente 

Uma das questões mais abordadas no evento e no setor é, sem dúvida, o “OverTourism”.  De um lado o turismo gera dinheiro e renda para o país, de outro, o excesso de turistas traz sérias consequências para a economia dos locais e principalmente ao ecossistema da região. Como achar uma boa resolução para esse problema?

Posts relacionados