Que tal fazer um cruzeiro pelo Rio Danúbio hospedado em um “palácio do século XVIII” inspirado na imperatriz austríaca Maria Teresa? É uma daquelas viagens que você jamais esquecerá. A procura pelos cruzeiros fluviais estão crescendo e opções luxuosas também, confira

Um lustre imenso de cristal veneziano em meio a uma dupla escadaria dourada que ladeia uma recepção com piso de mármore e teto decorado. Espelhos trabalhados, tecidos nacarados em cores fortes, uma mistura elegante e que impressiona logo na entrada do navio SS Maria Theresa, da companhia Uniword. O objetivo é que seja remetido ao século XVIII, tempos pomposos da Casa de Hamburgo. A imagem da imperatriz austríaca dá boas vindas ao que parece seu palácio flutuante ou ao menos o lifestyle de seus tempo. Dá a impressão que realmente o viajante entrou na casa dela.

Uma cabine do SS Maria Theresa é única, decorada diferente da outra

Ao entrar na suíte, uma explosão de tecidos trabalhados em todos lugares, do dossel às cortinas, poltronas forradas aos espelhos venezianos. Riqueza de detalhes, uma mistura de cores, estampas e dourado que se fosse outro lugar não seria tão impressionante, mas aqui, parece não só combinar, como é esplendorosa. Cada cabine é decorada em uma paleta de cores diferentes, realmente para entender que sua estadia será única.

Área comum

Cinema do SS Maria Theresa (Foto: Daniela Filomeno)

Academia, salões de jantares, bares, deck com espreguiçadeiras e cobertores, cinema, piscina e spa estão entre os mimos para os passageiros. Café Vienense, o Restaurante Barroco, o Bar du Leopard estão entre os suntuosos bares e salões de refeições no melhor estilo barroco com tecidos trabalhados, veludos, espelhos, cadeiras e sofás forrados, tudo com uma riqueza de detalhes que impressiona. Painéis são pintados à mão, carpetes impecáveis em uma harmoniosa decoração, é tanta opulência que hipnotiza durante horas, aliás um dos programas no navio, observar seus detalhes com um bom drinque. É um navio para se sentir especial e a equipe consegue fazer isso perfeitamente bem (a proporção é quase um tripulante por pessoa). É realmente uma hospedagem completa e luxuosa, com paisagens indescritíveis e cenários inesquecíveis.

O roteiro

É de se encantar pelo SS Maria Theresa, barco que leva o nome da imperatriz austríaca e o lifestyle da Casa de Hamburgo, no século XVIII. A companhia faz vários roteiros, mas o SS Maria Thereza faz somente de Passau, na Alemanha, até Budapeste, ou vive-versa. São oito dias de viagem, visitando quatro países: Alemanha, Áustria, Eslováquia e Hungria. O país mais explorado é a Áustria com quatro paradas, incluindo Viena onde fica dois dias. Budapeste também é privilegiada com uma noite a bordo, destaque para os cruzeiros cênicos ao chegar na cidade e o noturno, inesquecível.

Veja também:

Viena, a capital da música clássica
Onde comer em Viena, na Áustria

Cabines

Varanda integrada a cabine (Foto: acervo pessoal)

São 76 cabines, divididas em quatro categorias, sendo dez suítes  e uma suíte presidencial, com dois cômodos separados, quarto e sala, e walk-in closet. Todas com vista para o rio, mais da metade tem varandas (são incorporadas com um janelão que abre, não externas).

As camas têm cabeceiras forradas e dossel, no melhor estilo princesa. Móveis antigos, espelhos, obras de arte e muitos item de decoração para te remeter ao século XVII. TVs que descem do teto (não que terá tempo para ligá-la), frigobar completo de bebidas alcoólicas a chás e cafeteira, totalmente adaptado ao seu gosto. Chocolatinhos, frutas, presentinhos e programação impressa diária são parte dos mimos.

O banheiro é impecável, não terá a sensação de estar em um barco com aquelas “capsulas do tempo”, é um banheiro de verdade com chão e toalheiro aquecidos, ótimo chuveiro, com chão de mármore e móvel elegante.

O que está incluído?

Todas as refeições, snacks, room service, frigobar, bebidas alcoólicas de qualidade. Isso em um hotel flutuante de cinco estrelas. Além de incluir city tours e passeios, como ontem que fomos em um concerto exclusivo e uma vinícola no Wachau Valley que abriu só para nós ou abertura antecipada do museu em Viena. Ainda ganha um voucher de $160 para gastar em spa, loja do hotel ou passeios Masterpiece Collections, além dos já oferecidos pelo cruzeiro que são ótimos. 

Gastronomia

Para o almoço, oferece um ótimo buffet com muita variedade, de comidas locais a carnes e saladas muito frescas, além de frios e antepastos. Nos jantares, um menu diário à la carte com opções deliciosas. Também está incluído room service e um jantar especial, que acontece no bar du Leopard.

Quem mais faz este tipo de cruzeiros pelo Danúbio?

Pesquisei muito antes de fechar o cruzeiro e as melhores empresas de cruzeiros fluviais que encontrei foram a Crystal, Uniworld, Viking e Avalon.

Passeios

Bar do SS Maria Theresa (Foto: Daniela Filomeno)

Todos os destinos tinham duas opções de passeios incluídos, também tinham os chamados Masterpiece Collection, de uma degustação especial a uma recepção em um castelo, pagos à parte. Todos os dias um briefing é dado no agradável bar do navio para saber o que esperar do dia seguinte e entender melhor as opções de tours. A maioria das nossas escolhas foram os passeios principais incluídos, pois eram city tour  e não conhecíamos nenhum destino visitado. Apenas no segundo dia em Viena que pegamos uma guia brasileira que mora há muitos anos na cidade e, em Budapeste, uma húngara que falava português – ambas valem muito o investimento. Ainda em Budapeste, fizemos um Masterpiece incrível: visita aos Pubs, um soviético e um em ruína da segunda Grande Guerra, divertidíssimo!

Veja também:

Ruins Bars em Budapeste
5 Rooftops imperdíveis em Budapeste

Valores

O pacote de um Cruzeiro é muito parecido com avião. O valor depende da demanda, temporada, roteiro e quantidade de pessoas. Fui pesquisar e para ter uma ideia, o valor para junho para este mesmo roteiro estava: a partir de US$2,5 mil (cabine classic)- ou seja, se dividir pelos dias, são $315 dólares por dia para um hotel 5 estrelas flutuante. Comparado um com hotel 5*, que muitos nem café da manhã está incluído, vale muito à pena. Mas para entender a volatilidade, na semana anterior, na mesma categoria, está US$ 5 mil, o dobro. Ou seja, programe com antecedência que vale à pena.

Posts relacionados