Setembro é um mês perfeito para visitar a capital francesa e aproveitar o clima agradável do final de verão. Com o outono se aproximando, as árvores começam a mudar de tom, a cidade fervilha com a Semana de Moda, os eventos pipocam e as galerias e museus ganham exposições imperdíveis. Confira onde ir nessa temporada:

 

 Museu Picasso Paris – obras inéditas de Picasso
De setembro a 13 de janeiro de 2019, o Museu Picasso Paris reúne várias obras do artista em uma exposição excepcional que retrata seus maiores sucessos artísticos. Chamada de Chefs-d’œuvre!, muitos trabalhos expostos estão pela primeira vez na cidade.

5 rue de Thorigny – 75003

Veja também:
Um dia perfeito em Paris, por Donata Meirelles

Museu d`Orsay – Picasso de 1900 a 1906 

De 16 de setembro a 6 de janeiro de 2019, o d`Orsay também apresenta exposição sobre Picasso, mas com recorte focado em suas obras e vida de 1900 a 1906 – período pouquíssimo explorado até hoje. A exposição chama-se Picasso Bleu et rose.

1 rue de la Légion d’Honneur – 75007

Petit Palais – obras japonesas 

Pela primeira vez na Europa, o Petit Palais expõe, de 15 de setembro a 14 de outubro, os trabalhos de Itô Jakuchû, pintor japonês do séc 18.

Avenue Winston Churchill – 75008

Musée du Luxembourg – art nouveau de Alphonse Mucha 

O ilustrador checo, designer gráfico, pintor e decorador de interiores Alphonse Mucha é um dos representantes mais conhecidos do movimento art nouveau do início do século XX. De 12 de setembro a 27 de janeiro de 2019, o Musée du Luxembourg apresenta uma visão geral e abrangente do seu trabalho (pinturas, desenhos, cartazes, fotografias, itens de mobiliário etc).

19 rue de Vaugirard – 75006

Grand Palais – homenagem a linda Veneza 

De 26 de setembro a 21 de janeiro de 2019, o Grand Palais homenageia a linda Veneza e a importância das artes na cidade, tanto do passado quanto do presente. Os pintores Piazzetta e Giambattista Tiepolo, Canaletto, os escultores Corradini e Brustolon e os compositores Porpora, Hasse e Vivaldi têm seus trabalhos expostos para serem apreciados na mostra. 

3 avenue du Général Eisenhower – 75008

Musée Maillol 

De 14 de setembro a 20 de janeiro de 2019 o Musée Maillol analisa o diálogo de Giacometti com escultores da sua época: Rodin, Bourdelle, Maillol, Zadkine e Picasso na exposição Giacometti: Entre tradition et avant-garde.

61 rue de Grenelle – 75007

Atelier des Lumières – Gustav Klimt

O centro de arte digital parisiense escolheu o artista austríaco para ser homenageado. Trata-se de uma exposição imersiva, onde são projetadas grandes imagens no chão, paredes e teto. Não há quadros ou esculturas. O tema é a cena de arte de Viena do fim do século XIX, da qual o artista foi um dos principais expoentes. Há também obras de seus contemporâneos e trilha sonora de Wagner, Beethoven, Chopin e Rachmaninov.

38 Rue Saint-Maur – 75011

Vem ai…

Fondation Louis Vuitton – Jean-Michel Basquiat

De 3 outubro a 14 de janeiro de 2019 o trabalho de Jean-Michel Basquiat, um dos mais importantes pintores do século XX, está exposto em quatro andares do edifício de Frank Gehry.  A exposição cobre toda a carreira do pintor, de 1980 a 1988, com apresentação de várias colaborações entre Basquiat e Warhol e muitas obras inéditas na Europa. 

8 avenue du Mahatma Gandhi Bois de Boulogne – 75116

Musée Yves Saint Laurent – Dreams of the Orient

De 02 de outubro a 27 de janeiro de 2019, o Musée Yves Saint Laurent Paris terá sua primeira exposição temática temporária desde sua abertura, em 2017. “Yves Saint Laurent: Sonhos do Oriente” reunirá cerca de cinquenta peças de alta costura inspiradas na Índia, China e Japão. São itens da coleção do Museu que serão exibidas em diálogo com obras asiáticas emprestadas do Musée National des Arts Asiatiques – Guimet e colecionadores particulares.

Peças da exposição Dreams of the Orient (Foto: divulgação)

5 avenue Marceau – 75116

Onde comer em Paris, por Dani Filomeno

Posts relacionados