Minas e seus encantos! Indo muito além das famosas cidades históricas,  uma seleção de passeios que promovem o encontro com a natureza. Deixe que ela seja o seu guia nesse roteiro que mescla muita cultura, trilhas e cachoeiras

Parque das Águas (Foto: divulgação)

Parque das Águas

Localizada no sul de Minas, na região da Serra da Mantiqueira, Caxambu é considerada a mais tradicional Estância Hidromineral do Brasil e a maior do mundo. Repleta de uma natureza única, a cidade é rica em águas minerais e a maior parte está concentrada no Parque das Águas. Com cerca de 210.000 m², são 12 fontes de águas minerais, gasosas e medicinais, todas com diferentes propriedades. Além disso, o Parque possui gêiseres, piscinas de águas mineral, bosques, jardins, alamedas, lago com pedalinhos, pista de cooper, quadras esportivas e teleférico.

Outro ponto de parada imperdível é o Balneário Hidroterápico de Caxambu, que também está situado dentro do parque e oferece banhos em piscinas hidroterápicas e banheiras de hidromassagem, duchas Vichy e escocesa, que proporcionam efeitos terapêuticos e relaxamento. As saunas a vapor e finlandesa também são ótimas opções para combater o stress e promover o bem estar.

Descubra Capitólio, em Minas Gerais

Inhotim

Inhotim (Foto: Tina Bornstein)

Inhotim tornou-se um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil e de Minas. O Instituto Inhotim é mundialmente reconhecido por sua coleção artística e exibe de forma permanente obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros. Nos 140 hectares que estão abertos ao público, 23 galerias – 19 permanentes e quatro temporárias – e 23 obras de grande escala são distribuídas em uma incrível paisagem. No campo botânico, o público tem a oportunidade de conhecer espécies de todos os continentes, que integram uma coleção de cerca de 4,5 mil plantas – algumas delas raras e ameaçadas de extinção. Os acervos artístico e botânico são amplamente utilizados em projetos socioeducativos e ambientais

Centro Educativo Burle Marx (Foto: Marcelo Coelho)

Parque Natural do Caraça

No interior de Minas Gerais – aproximadamente 153 km saindo de Belo Horizonte –  o santuário oferece diversas opções de lazer, contato com a natureza e experiências incríveis. Diferentes trilhas ligam o caminho entre cachoeiras, tanques e piscinas naturais. A mais conhecida, a Cascatona, fica a 6 km da sede do parque, no entanto possuem opções mais próximas, como a Cachoeira Taboões (3 Km). Por lá, antigas construções até grutas e picos que só podem ser visitados com guias. Uma dica é visitar a Igreja neogótica, que liga as duas alas laterais do antigo prédio de dois andares, em estilo barroco. A melhor época para visitar é de maio a setembro, o tempo é ótimo e favorece as caminhadas.

 

 

 

Um roteiro de Monte Verde, em Minas Gerais

Posts relacionados