A Praia do Forte fica no Balneário baiano e é sinônimo de descanso, não à toa é onde muitas celebridades escolheram para ter casa. Por lá há uma charmosa vila de pescadores e muita beleza natural

Castelo Garcia D’Ávila (foto: R.M. Nunes Shutterstock.com)

Localizada no litoral norte da Bahia, a Praia do Forte é destino fortemente conhecido pelo seu ecoturismo. Hotéis que buscam ser sustentáveis, praias de desovas de tartarugas, reservas de Mata Atlântica, observação de baleias e arrecifes naturais são um convite à contemplação e ao descanso.

Além de mar, pés na areia e boa comida baiana, visitar essa região também é ver o Brasil do século XVI. A região tem a única ruína em estilo medieval do país, o Castelo Garcia D’Ávila, e uma capela de 1961 localizada na vila dos pescadores, e que abriga também lojinhas e restaurantes.

A beleza da praia atrai muita gente, principalmente de Salvador. Por lá,  há condomínios de luxo onde a cantora Ivete Sangalo, o ex-lutador de boxe Popó e o vocalista da banda Asa de Águia, Durval Lélis, possuem casas.

Aproveite as diversas lojinhas espalhadas pelas ruelas de paralelepípedos e caminhe entre as baianas, que oferecem fotos, e divirta-se com o assovio dos micos, que adoram dar as caras diariamente. No centrinho, diversos restaurantes ladeiam a Avenida Antônio Carlos Magalhães, onde não entra carro. Aliás, fora o transfer que parte de Salvador, você não precisará de carros por aqui. A maioria das pousadas ficam próximas.

Igreja São Francisco de Assis

Na vila, não deixe de experimentar o bolinho de peixe (R$4) do Souza, com uma boa caipirinha de cajá (R$18). A refeição no Terreiro Bahia, da chef Tereza Paim, é ideal para quem quer experimentar a culinária local. As pizzarias Cia do Forte e 7 Praias são perfeitas para quem ama redondas e quer dar uma pausa na comida baiana. O italiano Taverna Paradiso também é ótimo. A farmácia Juliana tem uma gama de cosméticos e protetores que fará inveja às grandes redes. E não deixe de visitar o Projeto Tamar, de conservação das tartarugas marinhas, que faz sucesso entre a criançada.

Projeto Tamar, programa imperdível com a criançada

Como chegar
A Praia do Forte fica a 60km de Salvador (cerca de uma hora), pela Estrada dos Coqueiros. O hotel tem transfer de parceiros e faz este gerenciamento para os hóspedes, mas recomendo checar com antecedência, pois tivemos problemas na ida e na volta.

Quando ir
O calor predomina o ano inteiro. No inverno, de abril a julho, a chuva é rápida. Ou seja, um destino para ir o ano todo.

Fotos: Daniela Filomeno e Shutterstock

Férias em família: Tivoli Praia do Forte, na Bahia

 

Posts relacionados