A Sardenha é uma grande ilha, mas quem a colocou na rota mundial de destino- desejo foi a Costa Esmeralda. Porto Cervo é uma das mais disputadas cidades do verão europeu, precisando de muita antecedência para conseguir vaga nos melhores hotéis

Porto Cervo, Sardenha
Porto Cervo, Sardenha

Com 55 km de extensão e mais de 80 baías e enseadas, hotéis luxuosos, onde a palavra de ordem é despojamento, sem abrir mão do serviço impecável, disputam a atenção com gigantescos iates que aportam de diferentes partes do mundo.

Até o início dos anos 60 era pouco habitada e conhecida, até que o príncipe Karim Aga Khan 4º, o líder espiritual de cerca de 20 milhões de muçulmanos xiitas ismailitas, ficou encantado pelas águas verdes e comprou quilômetros de terras costeiras dos pescadores e pastores locais. Assim, Aga Khan construiu esse paraíso italiano e deu o nome de Costa Esmeralda.

Veja também:

Sardenha, a ilha mágica do Mediterrâneo

Celebridades como George e Amal Clooney, Elton John, Barack Obama e Rihanna são apenas alguns dos nomes que já descansaram sob o sol da região. É um destino para quem busca privacidade, com suas praias escondidas, arquipélagos de ilhas paradisíacas, com excelente comida local.

Arquitetos italianos e franceses foram contratados para criar uma aldeia moura medieval (a cidade de Porto Cervo), Robert Trent Jones foi chamado para criar o complexo de golfe, o Pevero Golf Club e, claro, um iate clube também foi construído, que na época tinha o príncipe Rainier de Mônaco no conselho diretor. Após isso a região se desenvolveu e, desde então, Costa Esmeralda está na lista dos mais badalados e desejados destinos do mundo.

A sofisticada Porto Cervo, na Costa Esmeralda

Porto Cervo, Sardenha
Porto Cervo, Sardenha

Um dos mais chiques destinos italianos, não é raro ver o iate Dilbar (com maior parte interna do mundo) ou o Eclipse, de Roman Abramovich, ambos de bilionários russos, ancorados por lá. Destino frequentado por atores de Hollywood, figuras reais e estrelas do esporte, Porto Cervo oferece uma combinação que atrai muitos turistas endinheirados: privacidade, sofisticação e um certo ar despojado, além de gastronomia excepcional com bares e restaurantes com insumos fresquíssimos.

Porto Cervo é o coração e a principal cidade da Costa Esmeralda. Construída em meio a uma enseada natural, o sofisticado vilarejo atrai por seu centrinho com inúmeras lojas de grifes, hotéis luxuosos ou simplesmente para ancorar seus iates no maior e mais bem equipado porto do Mediterrâneo.

Grifes como Dior, Chanel, Missoni, Emilio Pucci sempre têm uma linha especial de beachwear em suas araras. Lojas locais ou charmosas multimarcas também são imperdíveis, como a MC2 Saint Barth e a Bikineria Lab para roupas de banho, ou a diversificada Esmeralda Bazar. No verão, Harrods e outras grifes costumam desembarcar em pop-up stores na Marina. Para os pequenos, além das grandes marcas com coleções especiais, vale a visita na Kid Space.

Onde comer em Porto Cervo e região

restaurant tanit
Restaurante Tanit (Foto: divulgação)

Restaurant Il Pescatore: conquistou um público fiel devido ao seu marisco fresquíssimo e seus pratos que respeitam as tradições. Sua localização privilegiada à beira-mar, na baía de Porto Cervo, oferece um visual incrível. Reserve uma mesa no deck de madeira.

The Barbecue Restaurant: dentro do badalado Cala di Volpe Hotel, almoçar à beira da piscina no The Barbecue Restaurant (aberto apenas durante o verão) é programa obrigatório na cidade.

Restaurant Tanit: a locação do Tanit, restaurante com cozinha mediterrânea, já é uma atração à parte, em uma encosta, com arcos de fortes e plantas em sua varanda e uma vista estonteante. O Tanit fica dentro do hotel Poltu Quatu, com uma marina só para ele.

La Pergola in Giardino: com uma linda vista para toda a Marina di Porto Cervo ou da movimentada Piazzeta, vale almoçar aqui enquanto aproveita o dia para compras no centro.

Novikov Porto Cervo: o restaurante russo, que também tem casas em Londres e Miami, oferece sua gastronomia asiática fusion com muitos ingredientes frescos locais, ótimo para uma pausa nas delícias italianas. Assim como as outras unidades, o ambiente é megabadalado.

Fior d’Acqua: no complexo da Piazza del Principe a casa comandada pelo renomado chef Michele Farru oferece a típica culinária da Sardenha. Com ambiente requintado na medida, afinal estamos na praia, espere por deliciosos pratos regados a bons vinhos da região.

Onde se hospedar em Porto Cervo

pitrizza hotel
Pitrizza Hotel, Sardenha (Foto: divulgação)

Pitrizza: com uma piscina de borda infinita natural de água salgada esculpida em granito da Sardenha e com vista esplendida para o mar, o hotel é um convite ao dolce far niente italiano. Com villas para a família inteira, suítes com piscinas individuais e até praia privativa mediante reserva do hóspede, aqui descrição e privacidade são palavras de ordem.

Cala di Volpe: o mais tradicional hotel da Costa Esmeralda foi desenhado pelo renomado arquiteto Jacques Couelle, com design que remete ao de uma antiga vila de pescadores e torres e terraços em diferentes níveis, todos seus quartos têm vista deslumbrante para o mar Mediterrâneo. Recentemente, o arquiteto francês Bruno Moinard renovou os cômodos mantendo os traços originais e trazendo um ar mais moderno e atual.

Romazzino: construído em 1965 é um dos mais antigos e tradicionais hotéis da Costa Esmeralda. Membro da associação The Luxury Collection, sua arquitetura toda em pedra branca remete às tradicionais vilas do Mediterrâneo, com decoração sofisticada sem ostentação, no melhor estilo da Sardenha. Recentemente reformou seu spa que, junto com o grupo Clarins, oferece tratamentos com equipamentos de alta tecnologia.

Romazzino Hotel, Sardenha (Foto: divulgação)
Romazzino Hotel, Sardenha (Foto: divulgação)

Cervo Hotel: com localização privilegiada, no centro de Porto Cervo, suas acomodações são charmosas, arejadas e bem iluminadas. Todo feito de pedras e tons terrosos, conta com um lindo pátio mouro e vista para a Piazzetta de Porto Cervo, para a badalada marina e o mar verde da região.

Quatro praias imperdíveis em Porto Cervo

Costa Esmeralda, Sardenha
Costa Esmeralda, Sardenha

Spiaggia del Principe: a água clara que se mistura com tons turquesa avisa porque esta era a praia preferida do príncipe Karim Aga Khan. Localizada entre a praia de Romazzino e Capriccioli é uma das mais visitadas da Costa Esmeralda. O acesso é feito através de estrada e tem um estacionamento próximo à praia (cerca de 800 m). Um pequeno bar serve petiscos e bebidas.

Spiaggia del Romazzino: em frente a um dos melhores hotéis da região, o Romazzino, tem estrutura completa aos seus hóspedes, mas não são esses os únicos frequentadores. Os encantos de sua larga extensão, com pouco vento e águas rasas, atraem principalmente famílias com crianças pequenas. Existe um estacionamento a cerca de 400 m da praia.

Spiaggia Liscia Ruja: com uma larga extensão de areia fininha, os italianos dizem que é ponto imperdível uma vez que você está na Costa Esmeralda. Voltada para o leste, tem vista linda para as ilhas Soffi e Mortorio, além de estrutura para locação de espreguiçadeiras e guarda-sol e um restaurante aberto desde o café da manhã até o jantar. Possui estacionamento bem próximo.

Capriccioli: prepare-se para encontrar a clássica e linda combinação de mar azul, areia branca e pedras que rodeiam o litoral. Frequentemente na lista das mais lindas praias da Sardenha, é dividida em duas partes por enormes rochas de granito. Com vista das ilhas de Soffi e Le Camere, ambas situadas a cerca de 2 km da costa, as águas desta praia são rasas e calmas, ótima para as crianças. Perto de lá tem restaurante e estacionamento.

O que levar na mala para Costa Esmeralda 

Roupa de praia (maios e biquínis);
Pareôs e cangas para esticar;
Muito protetor solar, a água gelada e a brisa enganam;
Saídas de praia para barco;
Repelente, no calor podem ter insetos por lá;
Bolsa de praia;
Boné;
Óculos de Sol;
Vestidos e roupas leves para jantar;
Sandálias, rasteiras e chinelos;
Boia para as crianças.

Porto Cervo, Sardenha
Porto Cervo, Sardenha

Posts relacionados