Quer aproveitar o clima quente em alguma praia, mas não sabe qual? O litoral norte paulista é repleto de lugares exuberantes que valem estar no seu roteiro. Confira a nossa seleção das dez praias do litoral paulista que são imperdíveis 

Praia de Juquehy, em São Sebastião

Localizada no município de São Sebastião, Juquehy encanta seus visitantes com sua beleza cinematográfica. Ela fica em uma área de preservação ecológica da Mata Atlântica, entre as montanhas do Parque Estadual da Serra do Mar e o oceano Atlântico. Por lá, os frequentadores encontram águas transparentes, uma praia muito bem conservada, cachoeiras e rios, que servem como caminho para trilhas de bicicleta, jipe e caminhadas. A praia está afastada do centro de São Sebastião, mas conta com uma ótima infraestrutura para receber turistas, com comércio e serviços. A região é tranquila, tem aproximadamente 5500 habitantes, mas existe um grande fluxo de turistas e proprietários de residências. Além disso, é proibido por lei a construção de prédios na área. O destino é queridinho do pessoal que mora em São Paulo, pois fica a 150km da capital. Pertinho de lá ficam as ilhas Montão de Trigo, Ilha das Couves, Ilha dos Gatos e Ilha dos Alcatrazes muito utilizadas por quem prática esportes aquáticos. 

Praia de Juquehy, em São Sebastião (Foto: Prefeitura de São Sebastião)

Praia da Baleia, em São Sebastião

A paradisíaca Praia da Baleia, também no município de São Sebastião, está em um ponto rodeado de vegetação nativa. O local une a calmaria com a urbanização, a praia é limpa e bem cuidada, e conta com diversas opções de atividades que são praticadas ao ar livre. Tudo isso fica a aproximadamente 165 km de São Paulo. 

Praia de Camburi, em São Sebastião

Seguindo no município de São Sebastião, a belíssima Praia de Camburi. A região de areia fina e clara e mar de água cristalina está ao lado das praias de Boiçucanga e Praia da Baleia, além disso fica a 10 km de Juquehy e Maresias. O local tem uma atmosfera mais rústica, trata-se de um pequeno bairro, com ruas de terra, rodeado pela Mata Atlântica. Porém, conta com uma ótima infraestrutura para o turismo, com restaurantes excelentes. A praia está apenas a 165km de São Paulo.

Praia de Maresias, em São Sebastião

A praia de Maresias é a queridinha dos jovens surfistas. O local é movimentado durante todo o dia, inclusive a vida noturna. A região é repleta de restaurantes, que abraçam todos os bolsos e gostos. A infraestrutura é ótima e o local ganhou ainda mais destaque por ser a cidade natal do bicampeão mundial de surf, Gabriel Medina. Esse lugar delicioso fica a 180 km da capital paulista.

Riviera de São Lourenço, em Bertioga

Trata-se de um bairro aberto e planejado, dentro do município de Bertioga. Riviera de São Lourenço, um loteamento que foi criado em 1979.  O local é lindo, além da paisagem encantadora, a região conta com uma vida urbana animada, com shopping Center, hipermercado, restaurantes, escolas, apartamentos e hotéis, postos de abastecimento, e até mesmo clube hípico e de golfe. Esse lugar agradável está a 120 km de São Paulo. 

Riviera de São Lourenço, em Bertioga (Foto: reprodução site)

Praia de Guaratuba, em Bertioga

Onde o rio Guaratuba encontra o mar, essa é a agradável praia de Guaratuba, em Bertioga. É nessa área que se forma uma piscina natural, cercada pela mata do Parque Estadual da Restinga. A praia fica dentro do Condomínio Costa do Sol, um local privado, porém ela é pública, então todos podem solicitar o acesso à praia. São 8 km de extensão, é uma área isolada, em geral não recebe muitos visitantes, o que torna o local muito bem conservado. Por conta da sua localização, a praia não tem uma grande oferta de restaurantes e recomenda-se que leve alimento e bebida. Isso também é válido para cadeiras e guarda-sóis, que não estão disponíveis para aluguel no local. Está a 131km de São Paulo.

Praia de Picinguaba, em Ubatuba

Uma das últimas praias de Ubatuba, quase chegando em Paraty, é a Praia de Picinguaba. Conhecida, em geral, pelos que pretendem fazer o passeio até a Ilha das Couves, pois é de lá que saem os barcos para uma das ilhas mais conhecidas da região. A praia faz parte da área de preservação ambiental de Ubatuba. Pra quem deseja aproveitar a área, a dica é evitar o local onde estão os barcos, os quiosques e restaurantes à beira-mar são um dos passeios favoritos pelos visitantes, os pescadores locais fornecem peixes frescos para os restaurantes. A Praia de Picinguaba fica a 233km da capital paulista. 

Praia do Cedro, em Ubatuba

Ao lado da Praia Vermelha do Centro, a Praia do Cedro, carinhosamente apelidada de Cedrinho, é uma pequena praia na região norte da Ponta Grossa. O acesso é complicado, porém o esforço é recompensado pela beleza da área. Ela é composta por um mar verde escuro e rochas enormes, que compõe uma paisagem de tirar o fôlego. Está localizada a 230km de São Paulo. 

Praia de Itamambuca, em Ubatuba

Conhecida pela beleza das grandes rochas arborizados, a Praia de Itamambuca, também em Ubatuba, tem uma beleza única. A região é adorada pelos surfistas, por suas ótimas ondas para a prática do esporte, com isso a atrai o público mais jovem em massa. Está a 237 km de São Paulo. 

Praia dos Castelhanos, em Ilhabela

Uma das praias mais bonitas do país, a Praia de Castelhanos é ideal pra quem gosta de locais off road. O acesso principal é por meio de uma estrada de 15km, que corta a Ilha pelo meio da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela (somente veículos 4×4, motos ou bicicletas são liberados). Todo o trabalho para chegar no local é recompensado pela paisagem, com uma baía de água azul clara de tirar o fôlego. Esse paraíso está a 208 km da capital. 

Praia dos Castelhanos, em Ilhabela (Foto: divulgação Secretaria de Turismo de Ilhabela)

Veja também: 

Por que casar em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo?

A Praia do Espelho em Trancoso, na Bahia

Booking.com

Posts relacionados