Um jantar no melhor restaurante japonês – e mais caro – de Nova Iorque

O renomado restaurante japonês Masa, em Nova Iorque, é considerado um dos melhores restaurantes da Big Apple – e também o mais caro. Sua cozinha japonesa consegue ser delicada, moderna, inventiva e tradicional. Como? O chef Masa foi aprendiz do sushi master Sugiyama Toshiaki, um dos mais respeitados sushiman do Japão. A proposta é ser muito mais que uma refeição, ser uma experiência. É assim que definem seu menu degustação de 20 pratos, entre aperitivos e sushis.

geral-masa

Vindo do Japão, o chef Masa chegou aos Estados Unidos com a ideia de montar um local casual, onde seria possível apreciar a culinária japonesa com uma pegada americana. Depois, sua ideia inicial sofreu uma grande transformação, do casual para um balcão para apenas nove sortudos em Beverly Hills e, em 2014, abriu o restaurante Masa e Bar Masa, no Time Warner, shopping no Columbus Circle, em Nova York. 

chef-masa-nyc

Reconhecido como um dos grandes nomes da gastronomia da cidade, sua fama também é cedida aos seus produtos. A qualidade dos peixes e frescor são impressionantes, também, diariamente chega um carregamento do Japão exclusivamente para as casas do chef Masa. São no total três casas na cidade, o Kappa Masa, que fica dentro de uma galeria de arte na Madison Avenue, oferece a oportunidade de apreciar suas iguarias, sem os preços nas alturas do restaurante carro-chefe. Até mesmo o próprio Bar Masa também tem preços mais acessíveis.

masa-restaurante-japones-nyc

O Masa é uma refeição muito próxima das melhores que tive no Japão. Um menu degustação (omakase) do Masa custa 450 dólares, pelo menos é mais barato que uma passagem para o Japão. Seus aperitivos lembram a cozinha Kayseri, muito tradicional por lá. Ao sentar, é avisado que é proibido fotos (as que estão aqui são oficiais do site deles) e que não pode atender o celular (somente fora do restaurante), sabendo dos tempos modernos, avisa que naturalmente responder mensagens não é proibido. 

Para começar, o Kingo Nuts frescos, vieram quentinhos e salpicados com sal, colhidos a tarde pelo chef. Olhando não dá nada, parecem mini azeitonas verdes, mas um sabor leve e inusitado. Ainda mais de frutos colhidos diretamente do Central Park para sua mesa.

restaurante-masa-nyc

Segue a entrada Steamed king crab, carangueijo com ouriço e pepino, muito leve, saboroso e com diferentes sabores, todos harmonizando. As lascas de caranguejo são cobertas com o ouriço, montados em uma base de pepino cortado em minúsculas tiras, que confere um frescor ao prato.

Depois segue o primeiro prato e assinatura do chef Masa, o toro tartar com caviar, ostra e torradas – outro prato famoso é o tartar de barriga de atum, vindo do Japão, com uma generosa porção de caviar em cima. Segue o Uni, ouriço servido em sua própria casca, quente, com trufas em cima. Pela primeira vez comi o ouriço quente, lembra o sabor de ovo (afinal são ovas), mas com um ar delicioso do mar. As trufas não sobressaem o sabor, e a mistura é bem interessante. Muito bom. Segue o caranguejo com molho de gengibre, bem leve. 

masa-japones-nova-iorque

Para finalizar os aperitivos, a Matsutake uma sopa de cogumelos japonês. O Tataki de carne com trufas é um prato opcional mas vale cada pedaço de carne de bife japonês, extremamente macio, com lascas de trufas cortadas na hora. E segue uma seleção de sushis que fica difícil descrever qual é melhor. Para quem não come muito, vale pedir a porção com um pouco menos de arroz. O serviço é super atencioso e busca que tenha a experiência no Masa da melhor forma possível.

masa-nova-york

Eles se definem como “shibui”, que é uma referência a estética perfeita de um item na sua beleza simples, natural, sutil e discreta. Tanto o ambiente quanto a sua comida correspondem a esta filosofia japonesa. Cada ingrediente é tratado de forma que seja apresentado na sua forma mais natural possível, na hora que é servido, de forma que torne esta experiência mais especial. É possível identificar e separar cada ingrediente, que quando se junta, é uma explosão de sabor e delicadeza, afinal, isto é shibui.

Fotos: Divulgação 

Masa

10 Columbus Circle – Time Warner Center, 4th Floor

Tel: +01 212 823 9807

Booking.com

Posts relacionados