Febre na Europa, os bares que ocupam ruínas de guerra pipocam por todos lugares, mas Budapeste foi a precursora com edifícios originais de ruínas de guerra. Ares underground nestes locais recuperados, mudam a cena agitada da capital da Hungria

Szimpla Kert, o precursor dos “ruins pub” (Foto: Daniela Filomeno)

Para os amantes de drinques, badalação ou mesmo curiosos,  ‘ruin pubs’ são must go em Budapeste. Os bares de ruínas ocupam a cidade e fazem a alegria dos turistas e locais. Bares que ocupam prédios deteriorados após a guerra e que estão recebendo uma nova roupagem, decorados com objetos pendurados, muitos da época socialista, e fazendo sucesso em Budapeste. Com ares underground, com um toque de vintage, deixam de lado a decadência do lugar e transformam a saída em uma experiência super cool.

Leia mais: 5 rooftops imperdíveis em Budapeste

Onde comer em Budapeste

A multicultural e encantadora Budapeste

A ideia partiu da oportunidade de muitos prédios estarem deteriorados e abandonados pós-comunismo. Jovens empreendedores assumiram a administração destes edifícios a custos baixíssimos, proliferando a modalidade de ruins pub pela cidade – atualmente são mais de 20. E o modelo foi “copiado” com pubs em ruínas por outras cidades da Europa.

A decoração de um dos ambientes do Szimpla Kert

O primeiro pub no mundo em edifício deteriorado, abriu em 2004, também é o mais procurado de Budapeste. O Szimpla Kert ocupa um prédio em ruína original da Segunda Grande Guerra transformado em um descolado pub com decoração de garimpos de móveis e peças da era soviética. Uma profusão de coisas penduradas, ambientes, bares e lojinhas, divididos em dois andares, é divertidíssimo e um programa obrigatório na cidade.

Se quiser visitar um bar moderninho com ares soviéticos muito frequentado pelo público jovem, vá ao Puíder, que mais parece uma volta ao passado.

Szimpla Kert – Kazinczy utca 14., Budapeste

Outros ruins bars que valem a visita em Budapeste:

Anker’t – Paulay Ede u. 33

Fogasház – menos turístico Akácfa u. 49-51,

Grandio – ruin bar e hostel, com uma agradável área externa – Nagy Diófa u. 8

Mazel Tovnovo, fica no bairro Judeu. Akácfa u. 47

Ah, você não paga para entrar nos Ruins Bars, somente o que consome. Apesar de alguns terem cozinha, a sensação são as cervejas, drinques e aperitivos, como a forte Pálinka.

 

Posts relacionados